28 de março de 2024 Atualizado 09:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em Casa

Arquitetos ajudam a deixar a casa mais aconchegante

Profissionais incentivam e ensinam as pessoas a como deixarem a casa mais aconchegante neste período de isolamento

Por Da Redação

08 de maio de 2020, às 08h23 • Última atualização em 08 de maio de 2020, às 08h24

O novo coronavírus (Covid-19) mudou a forma como muitos passaram a viver e a trabalhar. Com a quarentena necessária para conter o avanço do vírus, os espaços da casa passaram a tomar uma nova dimensão, já que agora ficamos muito mais tempo em casa seja trabalhando em home office ou simplesmente devido à quarentena.

Home office: cores claras e boa iluminação deixam o ambiente mais agradável – Foto: Divulgação

Pensando nisso, o casal de arquitetos Rafa Brasileiro e Alex Brasileiro lançou na internet um desafio de 7 dias, que incentiva e ensina as pessoas a como deixarem a casa mais aconchegante neste período de isolamento, sem gastar muito e sem sair de casa.

Como parte do desafio, o casal fez ‘lives’ no Instagram @bora.arq dedicadas ao tema da quarentena e disponibilizaram esse conteúdo para todos que os acompanham nestas mídias digitais.

“A ideia é que os internautas possam transformar suas casas, deixando-as mais aconchegantes, muitas vezes com o que já tem ou com elementos que podem facilmente encontrar pela internet”, conta Rafa Brasileiro.

Veja algumas dicas que foram dadas durante as ‘lives’ para uma casa mais aconchegante:

Sala:
• A função da sala numa casa é de acolhimento, reunião da família e dos visitantes e descompressão. É o lugar onde você vai socializar, assistir filmes, conviver. O ideal é tornar a sala um ambiente aconchegante onde todos se sintam bem-vindos.
• Use elementos de decoração com bastante cor e todo o resto neutro, paredes brancas, sofá com cores neutras assim como o piso.
• Humanize sua sala e traga alguns elementos que compõem a sua vida para a decoração. Se você é músico, um violão, um instrumento musical, por exemplo.
• Considere que existem coisas que vêm e vão. Na decoração assim como a moda, as coisas são transitórias e cíclicas. Considere sempre as principais tendências para saber se é hora de se livrar do seu rack ou estante gigante na sala e substituir por um ripado, por exemplo.
• O ambiente da sala precisa criar uma referência e uma identificação com a sua personalidade.
• Antes de colocar quadros na parede, peça opinião de amigos, analise se combinam com a sua personalidade e monte antes no chão para ter uma noção de como vai ficar.

Home Office:
• Pondere na hora de montar o seu home office se você vai usar um computador fixo ou notebook, para pensar nos seus pontos de tomada e na ergonomia. Se você vai usar um notebook, tenha em mente que terá que ter sempre próximo o ponto de tomada e encontre meios para manter a estética e ainda assim não ter de baixar toda hora para ligar a tomada.
• A simplicidade pode ser a melhor alternativa para o seu home office. Escolher um ambiente arejado, com boa iluminação natural e usar uma estrutura simples e clean pode tornar o espaço mais agradável.
• Escolha uma cadeira confortável e que seja uma boa relação custo-benefício, de modo que você consiga trabalhar ali por muitas horas.
• Se você adora post-it talvez ter uma parede de cortiça ou um quadro pode ajudar muito no seu planejamento.

As dicas e as aulas do #desafiosuacasalinda: www.grupobora.com.br/desafiosuacasalinda

Publicidade