07 de agosto de 2020 Atualizado 20:04

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Especial

Sem ideia de sobremesa para o Natal?

Rabanada, pavê de nozes, cassata de maracujá… o Mais Sabor traz sugestões de pratos para você servir na ceia e encantar seus amigos e familiares

Por Danilo Reenlsober

08 dez 2019 às 08:42

O Natal é uma época de festas e confraternizações entre os amigos e a família. Para que a celebração seja completa, nada melhor que uma bela ceia, com pratos dos mais variados tipos e sabores. As receitas que não podem faltar nessa mesa, claro, são as de sobremesa. Do clássico pavê até receitas mais rebuscadas, sem esquecer da tradicional rabanada, confira sugestões de pratos doces para você preparar e servir na sua ceia. Mão na massa e se prepare para os elogios.

Foto: Dani Noce_Divulgação
Rabanada especial

Rabanada especial

Ingredientes
1 lata ou caixinha de leite condensado
1 colher (chá) de essência de baunilha
20 fatias de pão francês amanhecidas
3 ovos
Óleo para fritar
Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:
Em um recipiente, misture bem o leite condensado com 1 xícara (chá) de água e a essência de baunilha. Mergulhe cada fatia de pão nessa mistura, deixe embeber e escorra o excesso com um garfo. Em seguida, passe as fatias nos ovos batidos. Escorra e frite-as no óleo não muito quente, deixando-as dourar por igual. Escorra em papel absorvente, polvilhe açúcar e canela e sirva.

Fonte: Nestlé

 

 

Foto: Zabet_Divulgação
Pavê de nozes moídas com chocolate

Pavê de nozes com chocolate

Ingredientes

Creme inglês
½ litro de leite
5 gemas
150g de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
2 gotas de essência de baunilha
350g de nozes moídas

Calda
1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de leite

Cobertura
200g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite

Para a montagem
400g de biscoito maisena Zabet
1 xícara (chá) de licor de chocolate
50g de nozes picadas para decorar

Modo de preparo
CREME INGLÊS COM NOZES. Ferva o leite e deixe amornar. Passe as gemas pela peneira e leve-as à batedeira com o açúcar e bata até ficarem esbranquiçadas. Junte o leite aos poucos, acrescente o amido de milho e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, adicione a essência de baunilha, as nozes moídas, mexa delicadamente, deixe esfriar e reserve. CALDA CARAMELADA. Em uma panela pequena, derreta o açúcar até o ponto de caramelo. Acrescente leite e ½ xícara (chá) de água e mexa até dissolver todo o caramelo formado. Retire do fogo e reserve. COBERTURA. Derreta o chocolate ao leite no micro-ondas e deixe esfriar. Acrescente o creme de leite, misture bem e reserve.
MONTAGEM. Monte o pavê de nozes com chocolate em um refratário médio, intercalando o biscoito maisena umedecidos no licor de chocolate, creme inglês com nozes e calda caramelada. Finalize com a cobertura de chocolate e, por cima, nozes picadas. Leve à geladeira por duas horas antes de servir.
Fonte: Zabet

Foto: Harald_Divulgação
Cassata de maracujá

Cassata de maracujá

Ingredientes
800g de polpa de cajá
1 kg de creme ganache de chocolate branco
100 ml de leite
1 colher (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de coco queimado ralado
8 unidades de biscoito tipo champagne
Calda de maracujá
Folhas frescas de hortelã para finalizar

Modo de preparo
Aqueça as polpas de cajá no micro-ondas até que derretam. Adicione o creme ganache de chocolate branco e misture bem. Se necessário, aqueça mais um pouco, para obter uma textura lisa e uniforme. Despeje metade do creme em uma forma para bolo inglês, forrada com filme plástico. Misture o leite com o açúcar e o coco e envolva os biscoitos, acomodando-os em seguida sobre o creme. Cubra com a metade restante do creme e leve ao freezer por cerca de 2 horas ou até que esteja firme. Desenforme, coloque sobre o prato em que for servir e retire o plástico. Faça a finalização espalhando a calda de maracujá (misture a polpa do maracujá com água e açúcar em fogo médio) na superfície da cassata, intercalando com raminhos de hortelã fresca.
Fonte: Harald

Foto: Cakes & Bakes_Divulgação
Torta de maçã verde

Torta de maçã verde e passas

Ingredientes

Massa
270g de biscoitos maisena finamente triturados
140g de manteiga derretida

Mousse
2 ½ xícaras (chá) de leite
½ xícara (chá) de açúcar
2 gemas
¼ de xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de baunilha
1 envelope (12 g) de gelatina em pó incolor
1 xícara (chá) de creme para chantili gelado, batido em picos moles

Farofa
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar demerara
½ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de castanha-do-pará picada

Doce de maçã
½ kg de maçãs verdes picadinhas
50g de uvas-passas escuras
½ xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (chá) rasa de canela em pó
2 colheres (sopa) de suco de limão
¼ de xícara (chá) de amido de milho
½ xícara (chá) de água

Modo de preparo
MASSA. Misture o biscoito com a manteiga até obter uma farofa. Forre a base de uma forma de fundo removível (de 25 x 5 cm), pressionando para compactar bem. Reserve na geladeira enquanto prepara as demais etapas. MOUSSE DE BAUNILHA. Ferva o leite com metade do açúcar e reserve. Bata as gemas com o açúcar restante e o amido até esbranquiçar. Adicione o leite fervente, mexendo sempre, e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar. Fora do fogo, agregue a baunilha. Espere amornar e misture a gelatina hidratada e dissolvida conforme as instruções do fabricante. Reserve em temperatura ambiente até começar a encorpar e incorpore o chantili delicadamente. FAROFA. Misture os ingredientes, espalhe em assadeira e leve ao forno baixo preaquecido (150°C) até dourar. Depois de fria, desmanche com as mãos para obter a farofa. DOCE DE MAÇÃ. Leve os ingredientes, exceto o amido e a água, ao fogo baixo até a maçã amaciar. Junte o amido dissolvido na água e cozinhe até engrossar levemente. Deixe esfriar completamente. MONTAGEM. Despeje a mousse na forma, alise a superfície e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, desenforme, cubra com o doce de maçã e salpique a farofa.
Fonte: Ana Maria Braga

Foto: Wickbold_Divulgação
Rocambole tronco-de-natal

Tronco-de-natal

Ingredientes

Massa
250g de preparado para bolo simples
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

Recheio
250g de chocolate
2 gemas peneiradas
100g de manteiga
150g de creme de leite
3 colheres (sopa) de açúcar

Cobertura
50g de chocolate meio amargo
4 colheres (sopa) de leite ou creme de leite
100g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
MASSA. Prepare a mistura para bolo de acordo com o indicado na embalagem. Coloque em uma forma retangular previamente untada ou forrada com papel-manteiga e asse a 180ºC por 20-25 minutos. Quando o bolo para rocambole assar, retire do forno e deixe esfriar um pouco. Depois polvilhe açúcar de confeiteiro, cubra com uma folha de papel-manteiga e vire para desenformar. Cubra com outra folha de papel-manteiga ou um pano e deixe esfriar. RECHEIO. Corte o chocolate e derreta em banho-maria. Quando já não restarem pedaços, retire do fogo e misture nele o açúcar, mexendo bem para dissolver os grãos e para esfriar. Espere o chocolate amornar antes de adicionar as gemas, mexendo sempre. Depois junte o creme de leite e a manteiga, misturando bem. COBERTURA. Derreta o chocolate em banho-maria com o leite ou o creme de leite. Retire do fogo e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado, mexendo sempre. O resultado deverá ser uma ganache um pouco mais espessa que o habitual. MONTAGEM. Pegue no bolo e retire o papel-manteiga. Espalhe o recheio sobre toda a superfície, enrole com cuidado e cubra totalmente com o creme de chocolate preparado no passo anterior. Reserve na geladeira para endurecer um pouco o chocolate da cobertura. Depois do chocolate firmar, seu rocambole estará pronto.
Fonte: Silvana Rovina Buffet

Foto: Divulgação
Pavê de abacaxi com coco

Pavê de abacaxi e coco

Ingredientes
1 lata de doce de leite
100g de coco ralado
1 lata de creme de leite
2 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pacote de biscoitos maria ou maisena
2 xícaras (chá) de abacaxi em calda picado

Modo de preparo:
Antes de começar o preparo, reserve a calda e alguns pedaços do abacaxi para decorar. Misture o doce de leite com 2/3 do coco ralado e 2/3 do creme de leite. Reserve. Leve as claras com o açúcar ao banho-maria, mexendo sempre, até amornar bem (60ºC ou o tempo suficiente para enfiar o dedo e não se queimar), sem deixar que cozinhe, e bata na batedeira até obter picos firmes. Incorpore o creme de leite restante, delicadamente. Em refratário retangular transparente, alterne camadas de biscoitos ligeiramente umedecidos na calda de abacaxi, doce de leite com coco e abacaxi picado. Cubra com o creme de clara, polvilhe o coco restante e decore com o abacaxi reservado. Leve à geladeira por 3 a 4 horas antes de servir.
Fonte: Ana Maria Braga