28 de fevereiro de 2024 Atualizado 15:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Gastronomia

No Dia da Consciência Negra, conheça pratos da culinária africana

Aprenda como preparar pratos típicos de países dos mais diferentes pontos do continente africano

Por Letícia Gonzalez - Press à Porter

22 de novembro de 2023, às 09h52 • Última atualização em 22 de novembro de 2023, às 09h53

Embora subestimada, a culinária do continente africano tem uma importância imensa no mundo inteiro, com pratos típicos que são preparados em outros lugares do mundo, como a rabada, o angu e o acarajé, muito populares em diferentes partes do Brasil. Ingredientes originários da África, como grãos, tubérculos, legumes e frutas, também são muito usados em pratos típicos de países como França, Portugal e Espanha.
Práticas como a fritura de alimentos e o cozimento em fogo baixo, que pode durar horas e até dias, são típicas da culinária africana que foram incorporadas à culinária europeia como resultado da colonização.

“Na minha opinião, é reducionista dizer que existe uma ‘culinária africana’. O continente é muito diverso, e o que se come na África Central é muito diferente do que é consumido na África Meridional, por exemplo. Mas alguns aspectos são comuns ao continente quase que inteiro, como sabores intensos e marcantes e alimentos visualmente muito bonitos e coloridos”, detalha Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de aço (Abeaço).


E para conhecer um pouco mais sobre os alimentos desse continente, que é tão rico em cores, sabores e cultura, confira essas dicas para construir um menu completo, com direito a entrada, prato principal e sobremesa, com receitas típicas de países como Uganda, Tanzânia, Etiópia, Senegal e África do Sul.

Samosas Vegetarianas (África Central)

Ingredientes

1 pacote de massa de pastel
1 lata de grão-de-bico enlatado
1 cebola pequena, picada
2 dentes de alho, picados
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de coentro em pó
Sal e pimenta a gosto
Óleo vegetal para fritar

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Adicione o grão-de-bico escorrido e os temperos (cominho, coentro, sal e pimenta). Cozinhe até que a mistura esteja bem homogênea e encorpada. Deixe esfriar. Enrole o recheio nas massas de pasteis e feche no formato de um triângulo. Aqueça o óleo em uma panela e frite as samosas até dourarem. Escorra o excesso de óleo em papel-toalha. Sirva quente com geleia de pimenta ou com o molho que preferir.

Arroz Jollof (África Ocidental)

Arroz-JollofFoto:

Ingredientes

2 xícaras de arroz de grão longo
1 lata de tomates pelados cortados em cubos
1 lata de seleta de legumes (milho, ervilha e cenoura)
1 cebola média, picada
2 pimentões vermelhos, picados
2 dentes de alho, picados
1/4 de xícara óleo vegetal
1 colher de chá de pimenta de pimenta do reino
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de páprica doce
Sal a gosto
2 xícaras de caldo de galinha

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem dourados. Adicione os pimentões picados e cozinhe por mais alguns minutos. Acrescente o arroz, a pimenta, o cominho, a páprica e o sal e misture bem para que o arroz fique coberto com os temperos. Adicione os tomates e o caldo de galinha e mexa bem. Em seguida, coloque os legumes e misture. Reduza o fogo para médio-baixo, cubra a panela e cozinhe por cerca de 20-25 minutos, ou até que o arroz esteja cozido e tenha absorvido o líquido. Se necessário, adicione mais caldo. Sirva quente.

Pudim Malva (África do Sul)

Pudim-Malva – Foto:

Ingredientes

1 lata de pêssegos em calda, escorridos e picados
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa de geleia de damasco
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
Uma pitada de sal
1/2 xícara de leite

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Misture o açúcar, farinha, bicarbonato de sódio e sal. Em outra tigela, misture os ovos, a geleia de damasco, a manteiga derretida, o vinagre e o leite. Adicione os ingredientes líquidos à mistura seca e mexa bem. Adicione os pêssegos picados à massa. Despeje a massa em uma forma untada e asse por cerca de 30-40 minutos ou até que a sobremesa esteja dourada e firme. Sirva quente com creme de leite ou sorvete de baunilha.

Fonte: Abeaço, Associação Brasileira de Embalagem de Aço

Publicidade