05 de março de 2021 Atualizado 22:55

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Vassoura não é tudo igual

Especialista explica diferentes tipos e dá dicas para não errar na hora da limpeza

Por Redação

18 fev 2021 às 07:39

Influenciadora destacou dois pontos principais que devem ser observados na hora da escolha do produto - Foto: Divulgação

Pisos lisos ou ásperos, cerdas firmes ou macias, áreas internas ou externas, esses são alguns dos detalhes que merecem atenção na escolha da vassoura e que fazem a diferença na hora da limpeza.

Para Suelen Viana, expert no assunto e dona do perfil no instagram @bysuelenviana, o mercado está cada vez mais atento às necessidades dos consumidores.

“Basta olhar os corredores de limpeza dos supermercados para notar o leque de opções de vassouras à venda. São diferentes tamanhos, formatos e tecnologias para qualquer necessidade”, observa.

E com tantas opções, para não ter erro, a influenciadora destacou dois pontos principais que devem ser observados na hora da escolha do produto: o tipo de cerda e de piso.

Tipos de cerdas

De acordo com Suelen, são as cerdas que definem a indicação de uso da vassoura e que influenciam na performance da limpeza. Existem vassouras com cerdas mais rígidas, aquelas mais macias e flexíveis e há, também, aquelas que mesclam os dois tipos de cerdas.

‘’Vassouras que trazem cerdas duras são indicadas para limpeza externa, com pisos rústicos, acimentados e de pedra. Elas são ideais quando há um grande volume de folha a ser varrido, por exemplo. Já as macias, são indicadas para uma limpeza delicada, uma vez que apresentam flexibilidade e leveza necessárias para não arranharem as superfícies’’, explica.

Os modelos com cerdas mistas são indicados para todos os tipos de limpeza. ‘Com dupla função, as cerdas duras agem em sujeiras encrustadas e as macias atuam na varrição de pó, cabelos e farelos’’, acrescenta. De acordo com a influenciadora, existe uma dica infalível para identificar os tipos de cerdas das vassouras:

‘’Sempre falo para os meus seguidores testarem o produto na própria loja, pressionando-o no chão. Desta forma é possível checar se as cerdas são mais rígidas ou flexíveis’’, destaca.

Tipos de piso

Áreas externas, que geralmente contam com pisos ásperos, exigem uma limpeza mais pesada e, portanto, vassouras com cerdas mais resistentes. ‘’O piso do meu quintal é acimentado, e neste caso uso uma vassoura de cerdas sintéticas mais resistente, pois preciso colocar maior pressão no utensílio na hora de varrer’’, conta. Já nas áreas internas, que normalmente possuem pisos lisos e mais delicados, a escolha de uma vassoura com cerdas macias é ideal para evitar riscos e para não prejudicar o brilho natural das superfícies. Outro ponto é que a sujeira costuma ser composta por pelos, ciscos, cabelos, itens muito pequenos e leves, que não seriam eficientemente conduzidos por uma vassoura com cerdas duras

Dicas de produto

Com as orientações em mente, agora é hora de escolher a modelo ideal! A Noviça, marca da Bettanin, referência na fabricação de vassouras, apresenta um amplo portfólio do utensílio para as mais diferentes necessidades. Confira!

  • Cerdas multiuso
    Com dois tipos de cerdas: firmes, para limpeza de sujeiras incrustadas, e macias, para limpeza de pelos e poeira, as vassouras são indicadas para a limpeza de ambientes internos e externos, além de atenderem todos os tipos de piso, como, frios, rústicos, vinílicos e de madeira.
  • Cerdas macias
    Com foco em limpeza de ambientes internos, a Noviça apresenta vassouras ideais para pisos delicados. Com cerdas maciais, os modelos conduzem bem a sujeira e evitam arranhões indesejáveis.
  • Cerdas duras
    Indicadas para áreas externas com pisos rústicos, em pedra ou acimentados, as vassouras são compostas por cerdas resistentes, ideais para limpezas mais pesadas.

Os mais queridinhos

Noviça Sense Neutraliza Odores Closet
Com função neutralizadora e aromatizante, é ideal para prevenir maus odores que possam surgir em armários, gavetas, bolsas, malas e mochilas, deixando uma agradável fragrância citrus fresh. Com ação prolongada de 30 dias e formato compacto, o produto é portátil e se encaixa perfeitamente em diferentes ambientes e situações.

Toque de mágica
A EsfreBom Esponja Mágica dispensa a necessidade de usar produtos químicos para retirar determinadas manchas de superfícies, como parede. Com um toque de mágica e apenas água, ela remove manchas de giz da parede, ideal para quem tem pequenos “artistas” em casa. Multifuncional, é um produto coringa e pode auxiliar na limpeza de diversas outras superfícies de maneira eficiente, como inox, cerâmicas, plásticos, calçados, entre outros.

Esponja com Dispenser
A novidade da vez é a EsfreBom Esponja com Reservatório, leve, durável e resistente, possui um compartimento para o lava-louças acoplado na esponja, e seu botão é acionado facilmente. O produto possui formato anatômico, facilitando seu manuseio e protegendo as mãos do contando com sujeiras mais pesadas, como panelas com restos de comida. Também é ideal para quem gosta de manter as unhas sempre bem feitas, pois ele evita o contato com a esponja, principalmente com a manta abrasiva. O utensílio possui refil para a esponja.

Esponja Diamond
Com função multiuso, o produto pode ser utilizado para limpeza de copos, pratos, talheres, panelas, superfícies, entre outros itens da cozinha. Além disso, possui tamanho 20% maior quando comparada a esponjas tradicionais; alto poder de espumação e maior resistência. Tecnológico e inovador, concentra diamantes sintéticos em sua manta e abrasividade na medida certa para a eliminação de sujeiras indesejadas. Acompanha a tecnologia com íons de prata, que elimina 99,9% das bactérias.

Fonte: Bettanin, empresa brasileira do segmento de utensílios de limpeza doméstica

Publicidade