02 de março de 2021 Atualizado 00:45

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Alternativa

Transplante de sobrancelha e barba

Especialistas contam os benefícios e, também, os motivos pelo qual o público masculino está a procura desse tratamento

Por Redação

14 fev 2021 às 09:31 • Última atualização 14 fev 2021 às 09:32

Mesmo já existindo há algum tempo, é um procedimento pouco falado e gera dúvida - Foto: Divulgação

O transplante capilar, apesar de estar sempre inovando, já é um procedimento conhecido entre a população brasileira, mas a questão é: você já ouviu falar sobre o implante de barba e sobrancelha?

Mesmo já existindo há algum tempo, é um procedimento pouco falado e gera dúvida. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, nos últimos anos o transplante de barba cresceu 101% no mundo, e aqui no Brasil, o Instituto de Medicina do Cabelo mostra um incremento de 40%.

“Os homens estão cada vez mais vaidosos e querendo melhorar sua autoestima, esse tabu de que apenas as mulheres deveriam se arrumar e cuidar do corpo e da estética ficou no passado. Por isso, esses tipos de tratamento estão cada vez mais em alta”, conta Julio Pierezan, médico e sócio-fundador da Ártemis Centro de Transplante Capilar.

O procedimento de barba geralmente é pedido nos casos onde os homens sofreram uma lesão ou possui genética que impede o crescimento uniforme em toda a região. Ele utiliza da mesma tecnologia do transplante capilar, onde os médicos procuram por uma área doadora que corresponde com a mesma cor e textura da barba, sendo geralmente nesse caso a parte traseira ou lateral do couro cabeludo. Assim, os fios são implantados cuidadosamente.

Já o implante de sobrancelha, é procurado por homens que sofreram afinamento ou perda dos pêlos no local, o que também chama a atenção é o aumento da procura por parte das mulheres para esse procedimento, principalmente entre 45 e 60 anos. O método é praticamente o mesmo, a única diferença é que por se tratar de uma região menor e mais delicada, as incisões tendem a ser menores e mais finas.

“Utilizamos o método FUE, que tem como um de seus primórdios, o tratamento pouco invasivo, ou seja, ele extrai folículo por folículo e depois implanta um por um também. Além disso, o pêlo que será utilizado é do próprio paciente”, explica Bianchi.

Pós-implante
O período de recuperação de ambos é bem simples, durando de uma a duas semanas, inclusive, a pessoa pode voltar a trabalhar no dia seguinte, desde que não haja atividades físicas com muito esforço. Após três meses, os novos pêlos começam a cair, e os novos nascem, sem que aparente que foi feita uma cirurgia.

“No caso dos homens que fizeram transplante de barba é necessário esperar duas semanas para que possam se barbear. No geral, tudo é bem tranquilo e sem perigos ou dificuldades, mas é necessário que se procure um profissional de excelência e um ambiente adequado para o procedimento, para que não haja erros, arrependimentos e gastos desnecessários, até porque estamos falando sobre os sonhos dos pacientes e a autoestima deles”, finaliza Pierezan.

Publicidade