19 de outubro de 2020 Atualizado 23:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Bem-Estar

Sinusite preocupa com as temperaturas mais baixas

Infecciosa e inflamatória, ela atinge as mucosas do nariz e seios da face

Por Agência Estado

23 set 2020 às 08:03 • Última atualização 23 set 2020 às 11:46

Entre os sintomas da doença estão: febre, dores de cabeça, mal-estar, narina entupida e corrimento nasal amarelado - Foto: Woman photo created by user18526052 - www.freepik.com

Com o retorno do frio, aumenta significantemente o número de casos de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios. Por isso, é importante o trabalho de prevenção para evitar consequências graves.

Entre esses problemas está a sinusite. Infecciosa e inflamatória, ela atinge as mucosas do nariz e seios da face, impossibilitando a correta comunicação entre as fossas nasais e as demais cavidades da face.

Na grande maioria dos casos a sinusite surge como consequência de um resfriado mal curado ou com causa de uma crise alérgica. Isso porque essas situações favorecem a colonização dos germes na região nasal, obstruindo a respiração.

Sintomas

Entre os sintomas da doença estão: febre, dores de cabeça, mal-estar, narina entupida e corrimento nasal amarelado. A manifestação de dois ou mais desses sintomas já confirma a suspeita. Nas crianças, porém, a presença de tosse é o que ajuda a determinar a infecção.

Essa aparente facilidade para diagnosticar a doença, no entanto, não deve ser desculpa para não procurar ajuda médica especializada. Esses sintomas são comuns a outras doenças. Por isso, exigem uma investigação para o diagnóstico correto.

Para a identificação do problema o médico poderá solicitar exames como: tomografia computadorizada e raio-X. É muito importante seguir o tratamento para não complicar a situação.

Publicidade