24 de setembro de 2020 Atualizado 20:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Versatilidade

Saiba quais são os principais benefícios do vinagre

Melhora a digestão e atua como antioxidante, ajudando na prevenção de doenças, podendo ser usado inclusive na limpeza

Por Da Redação

03 Maio 2020 às 20:35 • Última atualização 03 Maio 2020 às 20:37

O vinagre pode ser feito a partir de vinhos, como o vinagre branco, tinto ou balsâmico, ou a partir do arroz e de algumas frutas, como a maçã, o kiwi e a carambola.

Ele pode ser usado como tempero de carnes, saladas, sobremesas e até incluído em sucos, podendo trazer benefícios como melhorar a digestão e atuar como antioxidante, ajudando na prevenção de doenças.

Vinagre tem inúmeros utilidades e traz também benefícios para a saúde – Foto: Adobe Stock

O vinagre de álcool é feito a partir do álcool, tem cor transparente e costuma ser utilizado como tempero de carnes e saladas, sendo uma boa opção ajudar a reduzir a quantidade de sal usada para temperar a comida, pois já dá bastante sabor ao alimento.

Além disso, também é o mais usado na higienização de frutas e legumes, além de poder atuar como amaciante de roupas, tira mofo e neutralizador de cheiros, especialmente de recipientes plásticos que armazenaram comida e de urina de animais em tapetes e colchões.

Por seu poder de evitar a proliferação de fungos e bactérias, foi usado por muito tempo como produto de limpeza e desinfecção de feridas. Além disso, o vinagre é usado para manter vegetais em conserva, ajudando também a dar um novo sabor ao alimento.

Ele também garante uma boa acidez no estômago, o que facilita a digestão e previne infecções intestinais, pois a acidez do estômago ajuda a matar fungos e bactérias que podem estar nos alimentos. Também é usadopara controlar a caspa.

VINAGRE DE FRUTAS
Os mais conhecidos são os vinagres de maçã e de uva, mas também é possível fazer vinagres a partir de outras frutas, como kiwi, framboesa, maracujá e cana de açúcar.

O vinagre de maçã é rico em antioxidantes e em nutrientes como fósforo, potássio, vitamina C e magnésio, enquanto o vinagre de uva, também conhecido como vinagre de vinho tinto, traz os antioxidantes das uvas roxas, que melhoram a saúde do coração e fortalecem o sistema imunológico.

VINAGRE BALSÂMICO
Tem cor bastante escura e consistência mais densa, possuindo um sabor agridoce que normalmente combina como tempero de saladas de vegetais, carnes, peixes e molhos.

Ele é feito a partir da uva, e traz os benefícios dos antioxidantes desta fruta: melhor controle do colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e prevenção do envelhecimento precoce.

VINAGRE DE ARROZ
O vinagre de arroz traz a vantagem de não conter sódio, um mineral que compõe o sal de cozinha e que é o responsável pelo aumento da pressão arterial, podendo ser consumido com maior frequência por pessoas com hipertensão.

Pode conter antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças e aminoácidos, que são partes de proteínas que melhoram o funcionamento do organismo. Sua maior utilização é no sushi, pois faz parte dos ingredientes usados para fazer o arroz usado nas comidas orientais.

Fonte:

Tatiana Zanin, nutricionista
www.tuasaude.com

Muito além da salada!

O vinagre é um alimento usado basicamente para temperar saladas e verduras. Mas ele pode ir muito além, podendo ser aplicado com muita utilidade em vários cantos da casa, atuando na limpeza de eletrodomésticos, tirando manchas e até ajudando a desentupir canos.

O vinagre branco de álcool é o mais utilizado na limpeza. Ele pode, por exemplo, ser usado como um poderoso antimofo. Para isso, misture um litro de água e 50 ml de água sanitária, passe sobre o mofo. Depois de seco, passe uma solução de água com vinagre.

Por ser um ótimo desengordurante, é ideal para a limpeza de eletrodomésticos, especialmente da cozinha. E a receita é simples: basta dissolvê-lo em partes iguais com água. No caso das lavadoras de roupas e de louças, dois copos podem ser adicionados durante um ciclo, com a máquina vazia, para fazer a limpeza.

A mistura de uma xícara de vinagre com meia xícara de bicarbonato de sódio e sal refinado resulta num poderoso elemento desentupidor. Despeje a mistura no ralo ou pia e, em seguida, água fervente.

Outra mistura usando o vinagre que é ótima para polir objetos cromados é com bicarbonato de sódio. Juntos, os dois ingredientes se tornam perfeitos para restaurar o brilho dos objetos metálicos e eliminar a ferrugem. No entanto, não aplicar em superfícies de granito e mármore. (Danilo Reenlsober).

Publicidade