27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Passe o inverno sem tantos espirros e funga-funga

Médico recomenda desde mudanças na limpeza da casa até trocas na decoração

Por Redação

22 de junho de 2021, às 21h19

Depois de varrer bem o chão e dar uma batidinha na cortina, você dá aquela esticada no tapete que estava meio embolado? Se esta é a rotina de limpeza de sua casa, pare já! Em vez de higienizar, você está contribuindo para que ácaros e fungos proliferem, provocando as temidas alergias, que aumentam no inverno.

O inverno chega amanhã, dia 21, aumentando os problemas respiratórios e alergias – Foto: Mojpe – Pixabay

Mas calma. É possível minimizar os riscos para toda a família. A pediatra Patrícia Rezende, do Grupo Prontobaby, elaborou uma lista de dicas para atravessar o período mais frio do ano sem aquele desconforto de nariz pingando, espirros e olhos coçando que atinge toda a família.

Segundo ela, mudanças nos hábitos de limpeza e até mesmo trocas na decoração da casa contribuem para evitar alguns problemas respiratórios.

A primeira providência, diz a médica, é prestar atenção na limpeza do dia a dia, que jamais deve ser feita com vassoura, que levanta a poeira. O aspirador, ao contrário do que muita gente pensa, também não é o mais indicado. O correto é usar apenas um pano úmido ou rodo, diz a médica.

“A alergia, quando não tratada, pode causar crises de broncoespasmo (chiado no pulmão), que podem ser graves e precisar de hospitalização”, alerta.

Outra medida é retirar casacos e cobertores dos armários para lavagem: “Nesse período temos o costume de pegar para usar aquela roupa que ficou guardada o ano inteiro e está cheio de ácaros e fungos, causando alergias. Além disso, ficamos mais tempo em ambientes pouco ventilados o que facilita também a propagação de infecções respiratórias, como gripes e resfriados”, exemplifica.

Outra recomendação é substituir as cortinas de tecido, que sempre acumulam poeira e ácaros, por persianas, de mais fácil higienização. Se não for possível, é preciso lavá-las regularmente e deixá-las sempre secando ao sol. Carpetes, tapetes e bichinhos de pelúcia devem ser descartados.

Confira outras dicas:

  • Usar capas nos colchões e travesseiros. Fazer a limpeza uma vez ao mês.
  • Trocar a roupa de cama semanalmente.
  • Evitar produtos de limpeza com cheiros fortes
  • Evitar exposição à fumaça de cigarro.
  • Se tiver um gato ou cachorro, evitar o acesso do animal aos quartos. A limpeza da casa deve ser feita diariamente para evitar acúmulo de pelos.
  • Evite acumular caixas, roupas e outros objetos que juntam poeira
  • Combata sempre o mofo. Preste atenção em possíveis infiltrações e focos de mofo, pois a presença de fungos é um gatilho para alergia.
  • Não esqueça que manter um sofá limpo e higienizado evita o acúmulo de ácaros
  • Para gripe, não esqueça, há vacina.

Publicidade