02 de agosto de 2020 Atualizado 21:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Após a pandemia

Hábitos para manter depois da quarentena

Confira quais são os principais cuidados tomados durante a pandemia que devem ter continuidade

Por Da redação

22 jun 2020 às 17:04

Após um período de quarentena generalizado, quando as pessoas começam a voltar para a rua e acontece um aumento das interações sociais, existem alguns cuidados que são extremamente importantes para garantir que a velocidade de transmissão da doença se mantenha baixa.

No caso da Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as principais formas de transmissão continuam sendo o contato direto com pessoas infectadas, assim como a inalação de partículas respiratórias de pessoas com a infecção.

Dessa forma, os cuidados mais importantes que se devem manter depois da quarentena são:

Máscara – Foto: Divulgação

Usar máscara em locais públicos
A Covid-19 é uma doença respiratória que se transmite principalmente através das gotículas liberadas pelo espirro e pela tosse. Dessa forma, o uso de máscara em locais públicos é muito importante para evitar que essas partículas se espalhem e sejam inaladas por outras pessoas, especialmente em ambientes fechados, como mercados, cafés ou ônibus, por exemplo.

A máscara deve ser obrigatoriamente utilizada por todas as pessoas que estão espirrando ou tossindo, mas também deve ser usada por pessoas sem sintomas, já que existem casos relatados de pessoas que transmitiram o vírus até alguns dias antes de surgirem os primeiros sintomas da infecção.

Lavar as mãos – Foto: UNICEF / UN0324434 / Fernandez

Lavar as mãos frequentemente
A lavagem das mãos frequente é outra prática que deve ser mantida depois da quarentena, pois além de ajudar a controlar a transmissão do novo coronavírus, também ajuda a prevenir muitas outras doenças que podem ser transmitidas pelas mãos.

A transmissão de doenças acontece quando se toca com as mãos em alguma superfície que esteja contaminada e depois se leva as mãos até aos olhos, nariz ou boca, que possuem mucosas finas que permitem que vírus e bactérias consigam entrar no organismo mais facilmente.

A lavagem das mãos deve, por isso, ser mantida de forma frequente e especialmente depois de se estar em algum local público com outras pessoas, como depois de fazer compras no supermercado. Caso não se possa lavar as mãos com água e sabão, outra alternativa é desinfectar as mãos com álcool-gel ou outra substância desinfectante.

Atividades – Foto: Unimed / Divulgação

Preferir atividades ao ar livre
De acordo com um estudo feito no Japão, o risco de pegar o novo coronavírus parece ser 19 vezes maior em locais fechados. Dessa forma, sempre que possível, deve-se optar por realizar atividades ao ar livre, evitando locais fechados como cinemas, lojas ou shoppings.

Caso se precise ir num local fechado, o ideal é ir pelo menor tempo necessário, utilizar máscara, evitar tocar com as mãos no rosto, manter o distanciamento de 2 metros de outras pessoas e lavar as mãos depois que sair do ambiente.

Distanciamento – Foto: Divulgação

Manter o distanciamento social
Outro cuidado muito importante passa por manter o distanciamento social de, pelo menos, 2 metros. Esse distanciamento garante que as partículas liberadas por uma tosse ou espirro não consigam se espalhar tão rapidamente entre as pessoas.

O distanciamento deve ser respeitado principalmente em locais fechados, mas também pode ser mantido nos ambientes ao ar livre, principalmente quando as pessoas não estão utilizando máscara de proteção.

Fonte: tuasaude.com