25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Escovação perfeita evita o aparecimento das cáries

Por Agência Estado

18 de setembro de 2020, às 06h48 • Última atualização em 18 de setembro de 2020, às 10h05

Para garantir a saúde bucal é necessário escovar corretamente dentes, língua e bochecha. A dica pode parecer simples, mas muitos ainda negligenciam esta importante tarefa. Por isso, observar alguns cuidados na hora da escovação é tão importante quanto investir em escova e creme dental adequados.

Aposte sempre em movimentos circulares para os dentes da parte de trás. Na frente, porém, use o que chamamos de “vai e vem”. Além disso, é necessário evitar movimentos bruscos que possam machucar a gengiva.

Outras dicas

Para garantir a limpeza completa, outras ações simples são necessárias. O ideal é passar o fio dental após cada escovação para limpar a gengiva com mais precisão. Para os adultos, antisséptico é recomendado. No caso, das crianças, o produto só poder ser utilizado quando indicado por um dentista.

Dez minutos após as refeições as bactérias já começam a agir na formação de placas. Por isso, é indicado fazer a escovação logo após a ingestão dos alimentos.

Para quem utiliza aparelho ortodôntico, o cuidado precisa ser redobrado para evitar o acúmulo de alimentos. Além disso, não esqueça de realizar a manutenção periódica do aparelho.

Esses cuidados são necessários para prevenir contra as cáries e outros problemas, como sangramentos e inflamações. Lembre-se de consultar regularmente um dentista.

Publicidade