23 de outubro de 2020 Atualizado 09:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Dicas

Uma questão também de estilo: em busca dos óculos perfeitos

Escolha correta das armações, com lentes precisas e de qualidade, é fundamental para oferecer conforto e segurança

Por Da redação

29 set 2020 às 16:46 • Última atualização 29 set 2020 às 16:51

Encontrar óculos que sejam funcionais e combinem com rosto e estilo nem sempre é uma tarefa fácil. A escolha correta das armações, com lentes precisas e de qualidade, é fundamental para oferecer conforto e segurança na rotina diária de quem usa óculos.

Para ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas essenciais para compor o look com esse “acessório” tão importante:

Aplicativo MyGlasses conta com a criação de avatar 3D super realista do rosto do usuário onde pode ver com precisão modelos, cores e encaixe no rosto – Foto: Divulgação / MyGlasses

1-Consultar um profissional
O primeiro passo é consultar um oftalmologista e realizar o exame de refração adequado. Também conhecido como “exame de vista”, o teste de refração detecta a capacidade de visão e estabelece se há necessidade do uso de óculo e qual o grau de correção das lentes.

2- As lentes
Uma vez com a receita oftalmológica em mãos, a lente é um item essencial! A qualidade é questão sine qua non. Investir em marcas reconhecidas e de qualidade é fundamental para que os óculos realmente cumpram o seu papel. A precisão do grau de correção e a captação correta das medidas faciais são muito importantes.

A espessura das lentes também deve ser levada em consideração. Modelos esféricos são mais planos e finos, fazendo com que os olhos não pareçam pequenos ou grandes demais.

3-Regrinhas básicas
Escolhidas as lentes, agora é hora de escolher o modelo que melhor combine com o formato de rosto, estilo de vida e personalidade. Algumas regrinhas básicas são essenciais nesse sentido: a armação deve acompanhar a linha da sobrancelha e a ponte da armação deve ser ajustada corretamente ao formato do nariz.

4-Material da armação
Os aros das armações são muito importantes para evitar que as deformações visuais se destaquem, como o efeito “fundo de garrafa”, por exemplo. Para lentes mais grossas, a recomendação são as armações de acetato, que conferem mais leveza na estética visual.

5-Formato do rosto
Escolher lentes que harmonizem com o formato do rosto faz toda a diferença no resultado estético. Para quem tem rosto quadrado, o ideal são armações mais arredondadas, que posicionam os óculos acima do nariz e dão mais harmonia às linhas da face. Versátil, o rosto oval combina com os mais diversos tipos de armações, como arredondadas, aviador e gatinho.

Para o encaixe perfeito, use armações um pouco mais amplas que a parte mais larga do rosto. Rosto redondo pede armações retangulares e quadradas – estilo Wayfarer – pois as linhas retas ajudam a afinar o rosto. Evite armações mais largas que o rosto ou que repetem o seu formato, ampliando as formas.

E para quem tem rosto de coração ou diamante, com testa mais larga, queixo estreito e as maçãs do rosto mais altas, o melhor é optar por modelos maiores embaixo ou com algum detalhe na parte de baixo dos óculos, que devem ser um pouco mais largos do que a testa para ficarem ajeitados. Evite armações com a parte inferior baixa, que cobrem as maçãs do rosto.

6-Escolher sem sair de casa
Para quem quer praticidade para encontrar a armação ideal, sem precisar sair de casa, mas sabendo exatamente como ela ficará no rosto, a marca alemã ZEISS criou o aplicativo MyGlasses, que conta com a criação de avatar 3D super realista do rosto do usuário, permitindo assim conferir com precisão as cores, detalhes do design e encaixe no rosto. O App, que é gratuito e disponível para iOS, permite ainda fazer fotos do rosto com as armações e compartilhar com os amigos para pedir opiniões.

Publicidade