18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Escolha

Diferenças entre margarina e manteiga

As duas fazem o LDL aumentar, que é o colesterol ruim que entope as artérias e causa muitas doenças

Por Redação

21 de junho de 2020, às 08h06

No pão, torrada, nas receitas de bolo e variados pratos, a presença da margarina ou manteiga é indispensável. No entanto, apesar de ter a mesma finalidade, em nosso organismo elas causam efeitos diferentes, pois são dois produtos distintos. Muitas pessoas desconhecem essas diferenças e acabam fazendo a escolha incorreta do produto.

A manteiga é um alimento derivado do leite de vaca (na maioria dos casos), mas é possível encontrar opções derivadas do leite de cabra, búfala e também opções vegetais, como a manteiga de coco.

Manteiga e margarina são motivos de dúvidas para muitas pessoas, mas o ideal seria evitar ambas sempre que possível – Foto: Divulgação

O leite é batido até se transformar em uma emulsão. Após ser separada a água da gordura, a parte da gordura é a manteiga. Existem algumas variedades do produto, como a com sal ou sem sal, que é a opção mais saudável, pois possui menos conservante.

Já a margarina é um composto derivado de óleos vegetais combinados com outros ingredientes, entre eles substâncias químicas prejudiciais à saúde, como ácido sulfúrico, solventes de petróleo, ácido fosfórico e níquel. Esses ingredientes são os responsáveis por sua textura, duração e conservação.

A margarina é rica em gordura “trans”, que é influência para o surgimento de diversas doenças cardiovasculares. Além disso, ela está ligada ao surgimento do ganho de peso, disfunções imunológicas, distúrbios digestivos, aumento do risco de câncer e muitos outros prejuízos à saúde.

O QUE ESCOLHER
Já ficou bem claro o quanto a margarina é prejudicial à saúde. Mesmo com tantos comerciais incentivando seu consumo, mesmo com o mercado apresentando opções “saudáveis”, segundo seus fabricantes, ela jamais deve ser escolhida.

Apesar de ter uma origem vegetal, os processos químicos que passa acaba tornando-a mais prejudicial que a manteiga, devido às gorduras trans e óleos poli-insaturados.

A manteiga é sim uma opção menos nociva à saúde, e entre escolher uma margarina e ela, escolha a manteiga, de preferência sem sal. No entanto, seu consumo deve ser moderado, mas se puder evitar as duas, faça isso!

Tanto a margarina quanto a manteiga fazem o LDL aumentar, que é o colesterol ruim que entope as artérias e causa muitas doenças.

Existem inúmeras receitas de bolo na internet que não necessitam de manteiga ou margarina. Em receitas salgadas pode usar creme de amêndoas, ou tahine (creme de gergelim).

Opções menos prejudiciais à saúde de manteiga e também substituições para esse produto:

Manteiga de Baratte: também conhecida como manteiga extrafina, é uma ótima opção, não passa por processo de aquecimento e resfriamento, é feita com leite cru, não pasteurizado, o que conserva nutrientes.

Ghee: também conhecida como manteiga clarificada, ela não possui as toxinas da gordura do leite, é precisamente um óleo purificado.

Manteigas veganas: são opções saudáveis e podem ser feitas em casa mesmo, como a manteiga feita de abacate. Como já foi citado, temos a manteiga feita com óleos vegetais, como a de coco, castanha e milho, que são opções mais saudáveis.

SUBSTITUIÇÕES

  • Nos bolos, você pode usar: óleos em geral, uva, girassol, azeite, amendoim.
  • Derivados do leite: queijo frescal, mascarpone, ricota e creme de leite fresco.
  • Purê de lentilhas.
  • Purê de maçãs.
  • Purê de amêndoas.
  • Purê de abobrinha.

FONTE: Site ReceitasGostosas.com

Publicidade