25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Cuidados necessário para evitar as olheiras

Por Agência Estado

16 de setembro de 2020, às 08h28 • Última atualização em 16 de setembro de 2020, às 14h52

Elas representam um inconveniente estético. Quando persistem por mais de um dia, são capazes de ofuscar qualquer olhar. Esse é o estigma das olheiras. Essa hiperpigmentação ao redor dos olhos quase sempre é causada por cansaço e estresse.

Quem sofre com o problema sabe como é difícil disfarçar as manchas escuras logo abaixo dos olhos e se livrar do aspecto envelhecido que elas causam. A princípio, é preciso entender que as olheiras fazem parte de um processo natural do organismo, que está lutando para se recuperar.

Essa alteração de cor nada mais é do que a concentração excessiva de vasos sanguíneos ou melanina. A olheira costuma desaparecer assim que o organismo se recupera da fadiga muscular.

Orientações

Entre os fatores que favorecem o aparecimento das olheiras estão estresse físico e emocional, noites sem dormir e tensão pré-menstrual (TPM). São muitos os comportamentos e hábitos que podem influenciar no aparecimento. Mesmo o avanço da idade faz com que a pele fique mais fina na região.

Noites mal dormidas, no entanto, nem sempre são as causas das olheiras, já que a alteração também pode ser hereditária. A pré-disposição genética pode favorecer a formação de bolsas sob a pálpebra inferior, mesmo que a pessoa mantenha hábitos saudáveis, pratique atividades físicas e acumule boas noites de sono. Isso não significa, porém, abandonar hábitos saudáveis. O cotidiano de abusos causa olheiras e, principalmente, prejudica a saúde em geral.

Publicidade