16 de janeiro de 2021 Atualizado 16:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Bem-Estar

Alimentação infantil: entenda a importância das cores na refeição

Por Agência Estado

05 jan 2021 às 08:10 • Última atualização 05 jan 2021 às 12:38

Uma alimentação infantil de qualidade é importante para o desenvolvimento das crianças. Para isso, é preciso oferecer todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. O desafio, portanto, é conquistar os pequenos para os diferentes alimentos que precisam ser consumidos regularmente, restringindo também produtos muito gordurosos e doces. 

A tarefa pode não ser fácil, mas é necessária. Criar pratos coloridos, com a diversidades dos alimentos oferecidos, é uma solução para acertar na escolha dos ingredientes e, ao mesmo tempo, conquistar as crianças, ensinando assim a importância de manter hábitos alimentares saudáveis.

Orientações

Mas então o caminho é apenas preparar refeições coloridas? Para convencer os menores é importante o exemplo dos pais. Quando os pais seguem uma rotina alimentar saudável, os filhos consequentemente se acostumam com o cardápio.

Portanto, para a criança comer salada os pais devem também fazer o mesmo. Essa atitude tornará a dieta saudável um hábito, preparando com o tempo o paladar dos mais novos e, consequentemente, facilitando o acréscimo de ingredientes importantes para a saúde.

Uma refeição saudável precisa contar todos os nutrientes necessários. Uma regra prática é montar o prato com uma grande variedade de cores. Frutas, legumes e verduras precisam fazer parte das refeições diariamente.

Já alimentos refrigerantes e doces devem ser consumidos com muito cuidado. Se possível, promova a substituição por opções mais saudáveis, como água, sucos naturais e frutas.

Mas se não for possível eliminar determinados produtos completamente do cardápio, a sugestão é reduzir o consumo ao máximo. Nos primeiros anos de vida, é muito importante seguir essa dieta para evitar problemas futuros, ajudando também no desenvolvimento das crianças.

Publicidade