26 de abril de 2024 Atualizado 20:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Parapan de Lima

Morador de Americana, Jair Porfirio conquista o ouro

Atleta venceu no lançamento de dardo, na categoria F40/F41, destinada para pessoas com nanismo, na disputa do Parapan de Lima, no Peru

Por Rodrigo Alonso

26 de agosto de 2019, às 23h03 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h44

O atleta Jair Henrique Porfirio, morador de Americana, faturou medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima-2019, nesta segunda-feira. Ele venceu no lançamento de dardo, na categoria F40/F41, destinada para pessoas com nanismo.

A melhor marca de Jair foi 29,53 metros. Ele atingiu essa distância no último arremesso, quando já tinha o título garantido.

Foto: Wagner Carmo/CPB/Exemplus
Jair Porfirio conquistou a medalha de ouro no Parapan de Lima

“Já tinha garantido a medalha em cima de alguns lançamentos anteriores, mas o meu objetivo era bater o meu próprio recorde das Américas (32,77 m). Não foi dessa vez, mas tem muitos campeonatos pela frente”, disse o morador de Americana, em entrevista aos canais SporTV.

Cada competidor faz seis arremessos. Jair errou apenas o primeiro e o quinto. O atleta de 24 anos fez 27,14 m no segundo, 27,57 m no terceiro e 28,21 m no quarto. Ele seria campeão com qualquer um desses resultados.

Segundo colocado, o mexicano Jesús Esteban Morales alcançou, no máximo, 25,57 m. A terceira posição ficou com o argentino Andres Pinillos, que chegou a 22,23 m.

A prova encerrou a participação de Jair no Parapan. No último sábado, ele havia conquistado o bronze no arremesso de peso, com a marca de 7,92 m. O campeão Hagan Landry, dos Estados Unidos, conseguiu 12,58 m.

“A competição está sendo maravilhosa. É a minha primeira convocação brasileira. Um dos meus sonhos já está sendo realizado. Agora é só voltar para casa com a medalha para a minha família”, declarou Jair, que estuda Educação Física na FAM (Faculdade de Americana).

Foto: Washington Alves/EXEMPLUS/CPB
Galgani conquistou a medalha de prata em solo peruano

PRATA

No sábado, outro atleta da região subiu ao pódio em Lima: Alexandre Galgani, no tiro esportivo. Nascido em Americana e morador de Sumaré, ele pegou medalha de prata na prova R4 (carabina de ar em pé), na categoria SH2, em que o competidor usa um suporte especial para a arma.

O atirador de 36 anos somou 250,2 pontos e perdeu apenas para Mckenna Dahl, dos Estados Unidos, com 251,2. “Deixei escapar o ouro por pouco, ficando com a prata. Sei que consigo fazer bem melhor, pois venho me dedicando muito”, afirmou, ao LIBERAL.

Nesta terça, ele vai buscar o título na R5 (carabina de ar deitado), a partir das 11 horas. O evento tem transmissão dos canais SporTV.

Publicidade