12 de agosto de 2020 Atualizado 15:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Natação

Viagem de Murilo Sartori a Portugal é confirmada para 8 de agosto

Atleta participará de treinos da seleção, acompanhado do técnico Fabio Cremonez

Por Rodrigo Alonso

16 jul 2020 às 11:09 • Última atualização 16 jul 2020 às 11:38

A viagem do americanense Murilo Sartori a Portugal está confirmada para 8 de agosto. O nadador de 18 anos vai ficar no país europeu até o dia 29 do mesmo mês. Nesse período, ele treinará com a seleção brasileira.

Conforme o LIBERAL noticiou em 27 de junho, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) convocou o atleta e seu treinador, Fabio Cremonez, para esse período de treinamento, intitulado “Missão Europa”.

Murilo ganhou a vaga por ter obtido o quinto melhor tempo do Brasil nos 200 metros livre em 2019. Com esse resultado, o americanense entrou na seleção nacional como reserva do quarteto do revezamento 4×200 m livre – o País já garantiu classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio nessa prova.

Americanense conseguiu vaga com 5º tempo nos 200 m livre em 2019 – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_20.12.2019

No entanto, até semanas atrás, havia dúvidas se a seleção poderia ir para Portugal, pois, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os brasileiros estão impedidos de entrar nos países da União Europeia.

Na última sexta-feira, porém, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou que o governo português liberou a entrada dos atletas do Brasil no país. A autorização, segundo o comitê, se baseou nas condições especiais previstas para brasileiros em exercício de atividade profissional em Portugal.

“A legislação recentemente publicada em Portugal prevê condições especiais para atividades de natureza profissional, o que, no nosso entendimento, se aplica à missão olímpica brasileira”, disse o presidente do Comitê Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, conforme nota divulgada pelo COB.

Missão
Organizada pelo COB, a Missão Europa visa retomar a preparação para as Olimpíadas, adiadas para 2021 em virtude da pandemia. O programa vai contar com cerca de 200 atletas de 16 modalidades. A sede da equipe de natação será a cidade de Rio Maior.

Todos farão teste para Covid-19 72 horas antes do embarque e só vão viajar em caso de resultado negativo. Assim que desembarcarem em Portugal, eles passarão por novo exame e ficarão isolados por 48 horas, até a divulgação do resultado.

Os esportistas foram divididos em grupos e vão embarcar em momentos diferentes. O primeiro grupo viaja já nesta sexta-feira.