25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Segunda Divisão

Rio Branco e União jogam o 100º dérbi nesta quarta-feira

Duelo regional chega à marca de três dígitos com Fabrício Carvalho e Alberto como os dois principais goleadores

Por Rodrigo Alonso

17 de novembro de 2020, às 09h13

O momento não é dos melhores, mas o clássico entre Rio Branco e União Barbarense vai atingir um novo marco nesta quarta-feira. Às 15 horas, o estádio Décio Vitta, em Americana, recebe o 100º confronto da história entre as duas equipes, que lançaram artilheiros para o futebol nacional.

O primeiro jogo ocorreu no dia 3 de maio de 1915, em Santa Bárbara d’Oeste, e teve empate em 0 a 0. Esse também foi o placar do dérbi 99, realizado no último dia 1º, na mesma cidade. Porém, nesse meio tempo, o duelo teve 257 gols – 129 do União e 128 do Rio Branco.

Fabrício Carvalho é o maior artilheiro, com cinco tentos – Foto: Arquivo / O Liberal

Com cinco tentos pelo Leão da 13, o ex-atacante Fabrício Carvalho lidera o ranking de goleadores do clássico, conforme dados do historiador e jornalista Gabriel Pitor. “É sempre bom estar na história, porque sempre você vai ser lembrado”, disse o ex-jogador ao LIBERAL.

Ele ficou no União entre 2001 e 2002. Depois, venceu o Campeonato Paulista com o São Caetano, em 2004. “Devo muito ao União por essa projeção na minha carreira. Então, sempre vou lembrar com muito carinho de tudo que o União me proporcionou”, afirmou.

Em uma das partidas contra o Rio Branco, Fabrício marcou quatro vezes e ajudou o Leão a ganhar por 5 a 3, em Santa Bárbara, pelo Paulistão de 2002.

Atacante Alberto já marcou quatro vezes neste confronto – Foto: Arquivo / O Liberal

Os três gols do Tigre foram marcados por Alberto, o segundo maior artilheiro do clássico. Ao todo, o ex-atacante anotou quatro tentos nos dérbis, todos pelo Rio Branco. Ele defendeu o clube entre 2000 e 2002. No ano de sua saída, sagrou-se campeão brasileiro pelo Santos.

“Fico contente por estar na história do Rio Branco com essa marca, porque foi um clube que representou bastante para mim, e eu acho que levei muito a sério a oportunidade que tive no Rio Branco”, declarou.

Momento
Na época de Alberto e Fabrício, os rivais disputavam a elite estadual. Hoje, 18 anos depois, os clubes amargam a quarta e última divisão, o Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, a popular Bezinha, e correm risco de eliminação já na primeira fase. O jogo vale pela última rodada e, além da vitória, os times precisam torcer por outros resultados para um deles avançar às oitavas de final.

Publicidade