26 de abril de 2024 Atualizado 18:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Vocação na velocidade

Autista, adolescente de Americana sonha em seguir carreira no automobilismo

André Gayola Junqueira, o Decão, trabalha como estagiário na equipe TMG Racing/Blau Motorsport, de Americana

Por Rodrigo Alonso

21 de fevereiro de 2021, às 09h29 • Última atualização em 22 de fevereiro de 2021, às 12h21

Diagnosticado com autismo aos 6 anos, o americanense André Gayola Junqueira, conhecido como Decão, hoje com 16, encontrou no automobilismo um universo “perfeito” para ele e sonha em seguir carreira na modalidade.

Desde o ano passado, o estudante faz estágio na equipe TMG Racing/Blau Motorsport, de Americana. Inclusive, compõe o estafe em provas da Stock Car, principal categoria do País.

Decão é figura presente no dia a dia da equipe e já esteve em provas – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

O adolescente, que estuda no Colégio Objetivo, auxilia principalmente na parte mecânica. “Eu ajudo aqui na parte de remontagem do carro, revisando, montando disco de freio, também regulando asa”, explica.

Decão também analisa os traçados das pistas, para que os pilotos possam ganhar tempo. Ele identifica, por exemplo, os pontos de frenagem e aceleração.

O estudante aponta que esse ambiente o ajuda a lidar com seu autismo, que é de grau leve. “Isso me ajuda para caramba, porque me ajuda a estudar novas fórmulas, novas estratégias. Ajuda em tudo”.

O americanense trabalha na oficina da TMG sempre às segundas e quartas-feiras, das 14 às 18 horas. Na temporada passada da Stock Car, Decão acompanhou a equipe nas etapas de Interlagos, em São Paulo, e do autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu.

“Eu gosto bastante de estar neste ambiente. É um lugar que eu me sinto bem. Adoro este lugar, adoro revisar as peças, mexer no carro. Resumindo, aqui é um ambiente perfeito”, afirma.

O estudante se apaixonou pelo automobilismo aos 7 anos, quando andou de “buguinho” em Águas de São Pedro. Em 2009, ele viu pela primeira vez uma corrida da Fórmula 1, em Interlagos, e sua paixão pela modalidade só aumentou.

Decão é figura presente no dia a dia da equipe e já esteve em provas – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

“Vi o Rubinho [Barrichello] fazendo pole, e estava aquele temporal em Interlagos. Foi pura emoção estar na torcida, vendo os carros passando a mais de 320 km/h. Quem não gosta de ver isso?”, lembra.

Decão conheceu a TMG em 2014 e, logo de cara, descobriu o que quer fazer na vida: trabalhar com automobilismo. Ele conta que planeja, depois da escola, fazer um curso de engenharia mecânica. “É uma área na qual eu realmente quero fazer carreira”.

Potencial
Segundo o chefe da equipe, Thiago Meneghel, André “faz um pouco de tudo”, mas se destaca mais na área de dados e estudos. “Ele lembra de resultados nossos de quatro, cinco anos atrás, de corridas que nem a gente lembra mais”, ressalta.

Para Meneghel, Decão pode, realmente, construir uma carreira no segmento. “É uma coisa em que eu imagino que ele vá funcionar muito bem. Tem muito potencial para isso, mas, logicamente, tem de ter um pouco de calma. É uma forma um pouco diferente de lidar”.

Nas pistas da Stock

A equipe TMG Racing/Blau Motorsport vai contar com três carros na Stock Car de 2021, um a mais do que no ano passado. O terceiro piloto será Christian Hahn, de 22 anos, que terá como companheiros Allam Khodair e Diego Nunes.

Na temporada passada, Hahn disputou o campeonato da Porsche e encerrou na nona colocação geral da categoria Carrera Cup 4.0.
Na Stock Car de 2020, a TMG, em seu primeiro ano com a Blau, ficou em quarto lugar entre as equipes. Khodair terminou em nono na classificação de pilotos, duas posições acima de Nunes.

Após um ano de ausência, a equipe americanense também voltará a disputar, nesta temporada, o Endurance Brasil, que é o campeonato nacional de corridas de longa distância.

Nesse torneio, a TMG vai competir com uma McLaren 720S GT3, modelo ainda não utilizado no Brasil, segundo o chefe da equipe, Thiago Meneghel.

“Nós estamos expandindo as operações, e o objetivo é continuar brigando por vitórias e pelo campeonato na Stock”.

Publicidade