04 de março de 2021 Atualizado 23:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura

Sônia Braga é eleita uma das 25 melhores atrizes do século 21

Por Agência Estado

25 nov 2020 às 16:19 • Última atualização 25 nov 2020 às 20:38

Sônia Braga foi eleita uma das 25 melhores atrizes e atores do século 21 em uma publicação do jornal americano The New York Times nesta quarta-feira, 25. Elaborada pelos críticos Manohla Dargis e A. O. Scott, a lista inclui nomes bastante conhecidos, como Gael García Bernal, Mahersala Ali, Willem Dafoe, Julianne Moore e Denzel Washington, mas também atores de outros países, como os coreanos Song Kang Ho Kim e Min-hee, a chinesa Zhao Tao e o italiano Toni Servillo.

“Recentemente reassisti Aquarius (2016) para nossa ode à Sônia Braga”, escreveu Dargis. “Braga se encaixa perfeitamente no realismo maravilhoso e despreocupado do diretor Kleber Mendonça Filho. Nessa vez vendo o filme, porém – parcialmente influenciada por um capítulo chamado O Cabelo de Clara – percebi como Braga fica rearrumando sua cortina opulenta de cabelo. E, enquanto ela o joga para cima e o deixa cair, percebi que Mendonça não estava apenas apresentando uma personagem mas também a lenda a interpretando.”

“Suas habilidades se manifestam de um jeito totalmente diferente em Bacurau, uma alegoria loucamente fantástica (e violenta) com toques de ficção científica do Brasil em crise que se afasta do realismo dos outros filmes de Mendonça sem abandonar suas paixões políticas ou seu humanismo”, completou Scott. “Braga, parte de um extenso elenco que inclui atores não profissionais, é essencial para isso. Ela interpreta Domingas, uma médica de cidade pequena com problemas com bebidas e uma eventual personalidade abrasiva – um papel cômico e desglamurizado que ninguém mais poderia ter entregado com tanta graça e profundidade. Ou, como diz Mendonça, ‘em uma sinfonia, ela seria o piano’.”

Os escritores explicam que os selecionados são “25 razões pelas quais ainda amamos filmes, talvez mais do que nunca”, e que a lista é “tanto necessariamente subjetiva e possivelmente escandalosa em suas omissões”. Segundo o texto, além das estrelas e dos vencedores do Oscar, “há também atores de personagens e camaleões, heróis de ação e queridinhos do cinema de arte”.

Veja a lista dos melhores 25 atores do século 21 segundo o The New York Times:

1 – Denzel Washington
2 – Isabelle Hupert
3 – Daniel Day-Lewis
4 – Keanu Reeves
5 – Nicole Kidman
6 – Song Kang Ho
7 – Toni Servillo
8 – Zhao Tao
9 – Viola Davis
10 – Saoirse Ronan
11 – Julianne Moore
12 – Joaquin Phoenix
13 – Tilda Swinton
14 – Oscar Isaac
15 – Michael B. Jordan
16 – Kim Min-hee
17 – Alfre Woodard
18 – Willem Dafoe
19 – Wes Studi
20 – Rob Morgan
21 – Catherine Deneuve
22 – Melissa McCarthy
23 – Mahersala Ali
24 – Sônia Braga
25 – Gael García Bernal

Publicidade