04 de maio de 2024 Atualizado 18:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Amor no ar (e nas páginas)

Sete livros que falam de amor para celebrar o Dia dos Namorados

Dicas também valem para quem ainda não encontrou a paixão, mas gosta de literatura

Por Natália Velosa

10 de junho de 2020, às 10h15 • Última atualização em 15 de junho de 2020, às 13h37

A data dos apaixonados no Brasil está chegando, mas esse ano a comemoração será um pouco diferente. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), alguns casais estão separados enquanto outros resolveram passar a quarentena juntos.

Sem poder sair para comer em um bom restaurante, assistir um filme no cinema ou curtir uma viagem, que tal a experiência de lerem e compartilharem um romance?

Confira dicas de livros que celebram o amor – Foto: Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay

A dica de leitura também vale para quem ainda não encontrou sua paixão, mas é fã de poesias e romances e não quer deixar de celebrar o amor. Então, confira algumas dicas de obras, selecionadas com ajuda da Disal Distribuidora, com histórias românticas para comemorar a data em casa.

O Amor Natural, de Carlos Drummond De Andrade
O livro reúne poesias eróticas escritas por Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas da literatura brasileira. O livro só foi publicado em 1992, cinco anos depois da morte da morte do poeta. Os poemas questionam os limites entre a pornografia e o erotismo.

Anna Karienina, de Liev Tolstoi
O romance do escritor russo Liev Tolstói, é uma das obras mais destacadas do realismo literário, publicada em 1877. A trama gira em torno da aristocrata da Rússia Czarista Anna Karenina, que inicia um caso amoroso com o oficial Conde Vronsky. O oficial Vronsky está disposto a se casar com Anna Karenina assim que ela se divorcie do seu marido, mas ela é vulnerável às pressões da sociedade russa.

A História Do Amor De Fernando e Isaura, de Ariano Suassuna
O autor se inspirou na clássica lenda de Tristão e Isolda para contar essa história de um amor proibido, de Fernando e Isaura, um amor tão verdadeiro e intenso que, impedido de ser vivenciado, encaminha-se para um final trágico. A trama é ambientada em Alagoas e cheio de referências do Romanceiro Popular Nordestino.

Dez Coisas Que Aprendi Sobre O Amor, de Sarah Butler
Por quase 30 anos, Daniel caminha pelas margens do rio Tâmisa, em Londres, e se senta em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha Alice, que ele nunca conheceu. Alice volta para Londres porque seu pai está morrendo e só pode dar-lhe um último adeus. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más.

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
O romance da escritora britânica Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1813, mostra os problemas enfrentados pela jovem Elizabeth Bennet (Lizzy), por não aceitar o padrão machista e patriarcal imposta na Inglaterra rural do século XVIII. Em meio a todos esses conflitos, Liz Bennet conhece o sedutor, inteligente e “orgulhoso” Sr. Darcy, com o qual começa a nutrir uma forte paixão. A história se transformou num clássico e foi levada para o cinema em 2005, com a atriz Keira Knightley e o ator Matthew Macfadyen como os personagens centrais da história no longa-metragem.

O diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. No dia seguinte, Katie encontra um caderno deixado por Matt, escrito “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem que se relacionou com Matt, e tiveram um filho, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Para descobrir a resposta, só lendo o livro.

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell
A história do primeiro amor de Park, um jovem geek que adora música e HQ’s, com Eleanor, sua vizinha que adora usar roupas “estranhas” e colecionar seus quadrinhos de X-Men e Watchman. Após se encontrarem no ônibus da escola, passam a se conhecer melhor. Uma história de um amor leve e puro

* Estagiária, sob supervisão de Valéria Barreira.

Publicidade