27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Entrevista

Sem perder o fôlego aos 59 anos

Humberto Martins valoriza sucesso da edição especial de “Totalmente Demais”

Por Caroline Borges

27 de julho de 2020, às 11h30

Humberto Martins é dono de uma trajetória intensa na televisão. Ao longo dos anos, o ator, que voltou ao ar na edição especial de “Totalmente Demais”, acumulou os mais variados papéis no vídeo. Aos 59 anos, Martins não dá sinais de que pretende desacelerar o ritmo de sua carreira.

Acompanhando a reprise da atual novela das sete, o ator ressalta a importância de estar sempre envolvido com o processo criativo de seus trabalhos e projetos. “O que me mantém motivado é o meu ofício de ator, a minha doutrina, o meu sacerdócio e o amor por criar personagens e poder vivê-los. O meu comprometimento com a obra por completo e a congregação com outros atores nas construções das cenas com os diretores. Ou o diretor se for teatro ou cinema”, afirma Martins, que busca colecionar novos conhecidos a cada produção.

Humberto Martins, o Germano de “Totalmente Demais”: valorização da trama – Foto: Globo / Divulgação

“Estou sempre aprendendo. Nunca sabemos tudo e essa busca pela criação do imaginário não tem fim. Somente se assemelha a um céu infinito cheio de estrelas em que todas podem ser usadas, só depende do contexto’, completa.

Na história criada por Rosane Svartman e Paulo Halm, Humberto interpreta Germano, presidente da fictícia empresa Bastille e casado com a herdeira Lili, papel de Vivianne Pasmanter. Após a morte da filha Sophia, de Priscila Steinman, o casal passa por uma conturbada crise no casamento.

Ao longo do concurso da Garota Totalmente Demais, Germano acaba se afeiçoando por Eliza, interpretada por Marina Ruy Barbosa. Nos próximos capítulos do folhetim, o empresário descobrirá que é o pai da protagonista do enredo. “O Germano é um grande empresário que assumiu o posto de presidente da empresa da família da esposa, por mérito. Tem um grande segredo do passado escondido que virá à tona no final. Tem muito amor por sua família, mas sofre com a depressão de sua esposa por causa da morte precoce de sua filha”, define.

Com uma vasta carreira na tevê, Humberto Martins segue com alguns hábitos antigos. O ator, por exemplo, procura rever seus trabalhos passados quando tem a oportunidade. “Gosto muito, mas sou muito crítico. Mas dentro de uma medida normal de amadurecimento como ator e entendimento deste processo”, afirma.

Atualmente acompanhando a reprise de “Totalmente Demais”, o ator valoriza a trama leve e descontraída criado por Rosane Svartman e Paulo Halm. “É uma história com romances, conflitos, ação, aventura, comédia e muitas, muitas surpresas e descobertas impactantes sobre as personagens”, elogia.

Qual foi a sua reação ao ver que a novela voltaria à grade no cenário da pandemia?
Fiquei surpreso, mas entendi que a volta de uma reprise em edição especial trata-se de uma medida preventiva. Feliz por estar de volta com uma novela que foi sucesso, mas sentido pelos colegas de tiveram que interromper seus trabalhos.

O Germano é um personagem com erros e acertos em sua trajetória. Apesar de ter traído a esposa em determinado momento da trama, o empresário contou com apoio do público ao longo da exibição original. Foi uma surpresa essa aceitação por parte dos telespectadores?
Quando fazemos uma novela, que é uma obra aberta, sempre ficamos na expectativa da resposta do público. Mas não fiquei surpreso, porque analisei as vertentes da dolorosa história familiar do casal, e achei que o público iria decidir pela felicidade dos dois, baseado no perdão. O perdão deve ser utilizado sempre em todas as situações da vida, ainda mais quando se trata da felicidade de uma família.

Assim como aconteceu na exibição original, a trama de “Totalmente Demais” segue apresentando bons índices de audiência, tendo média perto da casa dos 30 pontos. Como você vê essa boa repercussão da reprise do folhetim?
É uma novela muito boa, muito bem escrita e diversa. Esse é o primeiro ponto para qualquer novela ter êxito. Depois, ela precisa ser muito bem dirigida, e isso todos os diretores desta tinham uma sintonia muito bem traçada. As cenas eram muito bem estabelecidas e executadas no set. Me lembro bem que eles eram cirúrgicos na direção, e nós tínhamos de correr atrás nos concentrando muito para atender às solicitações. Depois, claro, um elenco talentoso e carismático, já bem conhecido do público de outros grandes sucessos. Esses foram os ingredientes principais deixando para a edição e sonorização os arremates finais

Qual a importância de “Totalmente Demais” dentro da sua trajetória profissional?
“Totalmente Demais” significou mais um dos desafios que qualquer personagem nos coloca diante da profissão. Não há personagem fácil. Eu encaixo Germano dentro do hall de meus bons personagens como um acerto. Tínhamos a colaboração de uma direção precisa e dedicada exclusivamente a nós no set de gravação. E a dedicação e parceria entre nós atores. Espírito de equipe é tudo!

Com uma vasta carreira na tevê, Humberto Martins segue com alguns hábitos antigos – Foto: Globo / Divulgação

“Totalmente Demais” foi ao ar há cinco anos. Qual sua principal lembrança da trama?
Foram tantos momentos agradáveis e felizes. Me lembro na Austrália de várias situações, entre elas quando reunimos as duas equipes, a nossa do Brasil e a da Austrália, quando gravamos o início da novela. Foi uma confraternização pelo fim das gravações por lá, e foi muito legal e muito divertido aquela comunhão entre nós todos em uma grande mesa. Foi fantástico!

Desde o ano passado, após o fim de “Verão 90”, você decidiu morar nos Estados Unidos. O que motivou essa mudança tão brusca?
Resolvi ficar um pouco mais perto da minha filha mais velha, Thamires, e da minha neta, a Sophie. Quis morar de fato para sentir como é. Aqui nos Estados Unidos as pessoas se viram sozinhas em tudo e com todas as coisas. Não têm as facilidades e ajudas de outros ou de familiares para dar um apoio porque você está longe. E também não há empregados domésticos ou babás etc… Nós é que temos de fazer tudo no que diz respeito aos trabalhos de casa e administrativo também. Você tem muita liberdade com responsabilidade.

Como assim?
As leis e a justiça funcionam muito fortemente para todos, sem exceção. Você tem a liberdade, mas deve exercer a responsabilidade pelos seus atos. E onde moro aqui, poucos me conhecem. Então posso sentir por algum tempo como um cidadão comum, sem paparicos e privilégios que a fama nos proporciona no Brasil. Aqui você não passa na frente da fila porque alguém o reconheceu e mandou chamá-lo porque você é famoso. Me sinto bem com isso. Há muitas oportunidades de trabalho para todos.

Como tem sido sua rotina nesse período de isolamento social fora do País?
Minha rotina em tempos de quarentena é ficar em casa. Tenho muitos projetos, e atualmente estou trabalhando em dois deles em casa: um para teatro no Brasil e outro para o cinema com uma produtora de Los Angeles em parceria com Brasil. Mas nada que coloque em conflito uma possível escalação para novelas ou séries na Globo. Procuro ter uma logística bem programada.

Publicidade