Concerto em Americana comemora os 150 anos de ‘O Guarani’

Apresentação da Orquestra Sinfônica de Americana faz a homenagem à mais reconhecida ópera brasileira, de autoria de Carlos Gomes


Nenhuma outra ópera brasileira foi tão aclamada nos quatro cantos do mundo como “O Guarani”. A obra composta por Carlos Gomes completa 150 anos este mês. E para comemorar a data a Orquestra Sinfônica de Americana apresenta, nesta quinta-feira, no anfiteatro da Paróquia Bom Jesus, trechos da ópera pouco conhecidos pelo grande público.

“São trechos pouco tocados pelas orquestras por interpretarem que esses trechos tornam a ópera excessivamente mais longa para o gosto atual. São trechos de alta qualidade musical, mas geralmente cortados das aposentações, portanto, pouco conhecidos do público, o que torna a apresentação mais especial”, comenta o maestro Álvaro Peterlevitz.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Concerto da Orquestra Sinfônica de Americana comemora os 150 anos da mais reconhecida ópera brasileira, “O Guarani”, de Carlos Gomes

“O Guarani” é a primeira apresentação da Orquestra Sinfônica de Americana este ano. O evento é gratuito e contará com a participação de quatro solistas da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), de Campinas. Fazem parte do grupo as sopranos Laura Duarte e Marina Gabetta, que se revezam nas árias e duetos no papel de Ceci; o tenor João Gabriel Bertolini, no papel de Peri; e o barítono José Luiz Águedo-Silva, ora no papel do aventureiro Gonzalez e de Dom Antônio (pai de Ceci), ora de um cacique e todos os demais papéis destinados a voz do timbre.

A apresentação será em forma de cortina lírica, sem cena. Fazendo a “ponte dramática” entre um trecho e outro, haverá a narração cantada da história que inspirou a criação da ópera.

Segundo Peterlevitz, esta será uma degustação da ópera que será interpretada em setembro deste ano, na íntegra. “Neste evento, vamos apresentar alguns trechos e, em setembro, a ópera será encenada em sua totalidade, com atores e a orquestra”, adianta.

A composição de “O Guarani” teve início em 1867 inspirada no livro homônimo do escritor brasileiro José de Alencar, escrito em 1857. A ópera foi finalizada anos mais tarde e lançada em 19 de março de 1870, no Teatro alla Scala, em Milão, na Itália. “O Guarani” é considerado um dos clássicos da música erudita mundial.

ACONTECE: A Orquestra Sinfônica de Americana se apresenta nesta quinta-feira, às 20h, na Paróquia Bom Jesus. A entrada é gratuita. Rua Vital Brasil, 260, Jardim Girassol.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora