29 de março de 2024 Atualizado 11:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Televisão

Jornada dupla para César Tralli na Globo

No ar na tevê aberta e fechada, jornalista fala sobre sua intensa rotina de trabalho e as limitações em tempos de pandemia

Por TV Press

30 de maio de 2020, às 08h30

César Tralli sabe muito bem do poder da televisão em transformar jornalistas em celebridades. É por isso que, mesmo com exposição dupla no vídeo, à frente do local “SPTV1”, da Globo de São Paulo, e do nacional “Edição das 18h”, da Globonews, ele faz de tudo para manter sua vida pessoal distante dos sites e revistas sobre famosos.

“Estou todos os dias me comunicando com o público. É normal surgir alguma curiosidade sobre minha vida e falarem comigo nas ruas. Porém, quanto mais o tempo passa, mais tento preservar a minha vida íntima. É essencial para a credibilidade de qualquer jornalista”, analisa.

Tralli passou pelo jornalismo impresso e pelo rádio antes de enveredar pela tevê – Foto: Divulgação

Natural da cidade de São Paulo, Tralli passou pelo jornalismo impresso e pelo rádio antes de enveredar pela tevê. Após uma breve experiência no SBT e na Record, foi contratado como repórter pela Globo, onde está desde 1993.

Um ano depois, aos 24 anos, acabou tornando-se o mais novo correspondente da emissora ao se mudar para a sucursal de Londres, onde ficou até 2000 e pôde cobrir dos conflitos do Oriente Médio ao acidente que vitimou a Princesa Diana.

“Foi um período de muito aprendizado e muitos perrengues. Jornalismo não é glamouroso como as pessoas imaginam. Não é nada chique estar no meio de guerras ou terremotos”, ressalta o jornalista, casado com a apresentadora da Record, Ticiane Pinheiro, e pai da pequena Manuella, de apenas 10 meses.

Você está à frente do “SPTV1” e, recentemente, também assumiu o comando do “Edição das 18h” da GloboNews. Como você tem se dividido entre os dois jornais?

César Tralli
Eu sempre trabalhei bastante. Comecei cedo no jornalismo e meu amor e entusiasmo pela profissão nunca perderam força. Estou chegando aos 50 anos agora em 2020 com muita energia, disposição e dedicação ao trabalho. Minha rotina está bem intensa, mas estou feliz.

Chego por volta das oito na redação do “SPTV1”. Tenho uma pausa para almoço e, no começo da tarde, viro a chave e sigo firme na Globonews.

São duas produções de linguagens bem distintas. Que cuidados e adaptações você buscou para adequar o tom de sua apresentação a cada telejornal?

Tralli
O “SPTV1” tem uma linguagem mais solta, mais coloquial. É um telejornal voltado para toda a região metropolitana de São Paulo. Então, tem muita cobrança, espaço para ouvir os dramas das comunidades, prestação de serviço e repórteres ao vivo o tempo todo. É um telejornal onde posso dar meus pitacos com uma linguagem próxima e mais sensível aos anseios da população. Já no “Edição das 18h”, o eixo de cobertura está em Brasília.

Como a pandemia de Coronavírus tem afetado seu cotidiano?

Tralli
Minha vida mudou radicalmente nos últimos meses. Acabaram os encontros com fontes fora da redação e minhas andanças por aí farejando notícia. Hoje, minha rotina se resume a ficar entre o trabalho e minha casa. Passo boa parte do meu dia na sede da Globo de São Paulo e sempre no telefone. A parte de ficar sempre no celular é meio difícil para mim.

Em que sentido?

Tralli
Me incomoda essa dependência total do telefone para tudo. Sempre fui muito da conversa olho no olho, de rodar por aí, sentir a temperatura das coisas, das pessoas, da pulsação de São Paulo. Com a pandemia, fui obrigado a me recolher, obviamente, e me render à aplicativos de mensagens e ligações telefônicas (risos).

“SPTV1” – Globo – de segunda a sábado, às 12h (somente para o estado de São Paulo).

“Edição das 18h” – GloboNews – de segunda a sexta, às 18h.

Publicidade