26 de abril de 2024 Atualizado 08:40

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Projeto ‘Versos de Resistência’ lança e-book gratuito

Livro é resultado de oficina realizada na comunidade negra e periférica de Santa Bárbara; sarau online neste sábado marca o lançamento da obra

Por Natália Velosa

14 de agosto de 2020, às 08h42

Como resultado do projeto “Versos de Resistência”, da poeta e escritora barbarense Júlia Motta, será lançado um e-book gratuito com as obras produzidas pelos alunos, através de um sarau online, neste sábado (15), às 19h no Facebook e Instagram “Resistir para Existir”.

As oficinas voluntárias costumavam ser realizadas na comunidade do Conjunto Habitacional Roberto Romano, em Santa Bárbara, mas precisaram migrar para o online por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Foi uma das formas de dar continuidade ao trabalho e fazer com que a poesia estivesse perto de nós”, completou a escritora.

O e-book foi produzido por João Hansser e Júlia Motta e será lançado neste sábado, através de sarau online – Foto: Divulgação

O projeto teve a duração de três meses com o início em abril deste ano. Com cerca de 30 participantes e ministrado por Júlia e pela pedagoga Silvia Motta, as oficinas abordaram conteúdos de poesia marginal, literatura negra, escrita criativa e definições e características da poesia visual.

“Foi pedido para os participantes falarem sobre as experiências, como foi esse tempo de aprendizado, se conseguimos gerar bons resultados e, enfim, se o retorno foi agradável. Foi assim que surgiu o nosso primeiro livro digital”, contou a poeta.

Live
O lançamento do e-book “Versos de Resistência: escrevivências de isolamento”, produzido por João Hansser e Júlia Motta, será durante o sarau online, com a participação do poeta Kenedy Vinícius e de Jô Freitas, madrinha do coletivo “Versos de Resistência”.

No sarau, será discutido o tema do livro: escrevivência em tempos de isolamento social, abordando o estudo realizado pela escritora Conceição Evaristo, que foi uma das referências das oficinas.

O livro digital será disponibilizado pelo Instagram @resistir.existir e através da página no Facebook da Poeta Júlia Motta. O e-book também estará disponível no blog www.versosderesistenciapoesia.blogspot.com.

O projeto “Versos de Resistência” é organizado em conjunto com a Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro, que protagoniza a formação da comunidade negra e periférica dento da cidade de Santa Bárbara d’Oeste e região.

*Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira

Publicidade