25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Teatro

Peça ‘Ode às Catarinas’ demonstra altos e baixos do cotidiano

Com leveza, espetáculo da Cia. Finibus terá exibição online nesta sexta, sábado e domingo

Por Stela Pires

27 de agosto de 2021, às 13h53

A peça “Ode às Catarinas” estará em cartaz neste final de semana através do YouTube da companhia Cia. Finibus de Teatro. Nesta sexta-feira e sábado, a apresentação do espetáculo será às 20h, e domingo às 19h. O link da transmissão será divulgado nas redes da Cia. Finibus horas antes do início da apresentação.

Atores da Cia. Finibus em cena do espetáculo “Ode às Catarinas”, em cartaz no YouTube – Foto: Cia. Finibus de Teatro / Divulgação

A montagem conta a história de Catarina, uma mulher sonhadora e estudiosa, que sempre quis se formar, ter uma profissão, casar e constituir uma família. Mas nem tudo saiu do jeito que ela esperava, e diversos acontecimentos fazem com que ela tenha que escolher entre seguir a tentativa frustrada de manter a família unida ou viver a liberdade que lhe resta ao lado de seu filho e amigos.

Com uma certa leveza e demonstrando os altos e baixos do dia a dia, o espetáculo busca abordar a violência contra a mulher, não só a física, mas principalmente a psicológica. ‘Ode às Catarinas’ também representa a linha tênue entre vida e morte.

Para a dramaturga e atriz Mariana Mirandola, que interpreta Catarina, o momento para lançar a peça não poderia ser mais propício. “Parece que os casos de violência doméstica e de abusos psicológicos aumentaram absurdamente durante a pandemia”.

Por causa disso, Mariana e o dramaturgo e diretor João Nalão, que escreveu a peça com ela, decidiram que optariam para a transmissão on-line. “A gente sentou e falou ‘vamos focar no on-line, porque é uma peça que vai se conectar com o público, talvez seja até necessária”, conta a atriz.

Estreando no formato on-line, a atriz teme por não ter dimensão do que o público está esperando da peça, mas garante que as pessoas podem “esperar uma entrega gigante”. “Estamos tentando trazer o máximo de emoção, mas com aquela pitada de leveza que a arte pede”.

“Cada mulher que a gente conhece tem um pouco de Catarina”, conta Mariana Mirandola. O nome da peça, segundo ela, vem exatamente da ideia de que as mulheres carregam uma parte de Catarina em si.

Enquanto acompanhava sua mãe em uma ala de tratamento paliativo, Mariana teve contato com várias histórias de mulheres que estavam nessa linha tênue entre vida e morte, e ainda sofrendo com violência doméstica. Como válvula de escape, ela escrevia poemas e textos sobre o que vivenciava.

Logo depois do falecimento de sua mãe, a dramaturga apresentou o texto ao diretor João Nalão. “Falei que achava que daria uma peça e ele topou”.

Serviço – Ode às Catarinas

Data: 27 e 28 às 20h, e 29 de agosto às 19h

Exibição pelo canal no YouTube: www.youtube.com/c/FinibusCia

O link será disponibilizado pelas redes sociais: https://www.facebook.com/Ciafinibus/ https://www.instagram.com/ciafinibus/

Ingressos: contribuição voluntária via PIX (19) 98130-2570 – Éverton Gatti

*Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira

Publicidade