26 de abril de 2024 Atualizado 14:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Projeto coletivo

Nove mulheres transformam suas emoções em livro ‘Sinto o que Conto, Contos que Sinto’

O lançamento online do livro está previsto para o dia 16 de dezembro; americanense Alyssa Tomiyama, de 13 anos, integra o projeto

Por Isabella Holouka

13 de dezembro de 2020, às 08h07

A americanense Alyssa Tomiyama, de 13 anos, é a caçula de nove mulheres que são autoras do livro “Sinto o que Conto, Contos que Sinto”, resultado do projeto intitulado “Emoções sob diferentes olhares…”. Filhas, mães, tias e avós, de diferentes localidades, idades e profissões, elas produziram prosas e poesias infantis que trazem a oportunidade ao leitor de mergulhar em diferentes emoções.

Alyssa é contadora de histórias, booktuber e idealizadora do projeto de incentivo à leitura e cultura “Alyssa e a magia da leitura” desde os 9 anos. Escreveu aos 12 o conto “O bilhete da saudade”, que vai integrar o livro, inspirada nos sentimentos envolvidos no isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Quem me conhece sabe o quanto eu adoro estar com pessoas, cantar, dançar, atuar, contar histórias e falar sobre leitura nas escolas. Mas nossa vida mudou e precisamos nos adaptar”, lembra a adolescente, em entrevista ao LIBERAL.

Alyssa Tomiyama é a caçula entre as mulheres autoras do livro “Sinto o que Conto, Contos que Sinto” – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

“Meu irmão teve uma atividade de escrever bilhetes para as pessoas que amamos e deixar pela casa. Com isso surgiu minha inspiração. Todos nós estamos morrendo de saudade dos amigos, de abraçar, de conversar, de brincar, de correr e estar junto”, conta ela, ressaltando a sugestão de expressarmos nossos sentimentos.

A produção do livro, por meio de financiamento do site Catarse, é coordenada pela psicóloga e autora Maria Vilela George, que reside na Flórida, nos Estados Unidos.

“Esse projeto nasceu do sonho, durante a pandemia, de falar sobre emoções. Neste momento, pessoas tão diferentes umas das outras tiveram que conviver debaixo do mesmo teto 24 horas por dia, sem ter por onde escapar, e as emoções vêm à tona”, comenta Maria à reportagem.

Além dela e Alyssa, o livro tem textos de Adriana Bordinhão Vicioli, Cibele Madai Valderramas, Elaine Alcantara, Flávia Bruno Neves, Maria Beatriz Marinho dos Anjos, Rossane Correia de Brito e Valéria Maria Fusch Ferreira. O material conta ainda com as ilustrações de José Luiz Gozzo Sobrinho.

Cada uma escreveu um conto infantil e, ao final, todos os personagens foram reunidos em um conto único, escrito em conjunto.

“Unimos as diferentes formas de pensar, agir e acreditar. Fizemos algo único, em harmonia, como teve que acontecer em nossas vidas durante a pandemia. Precisamos inventar uma maneira de as pessoas se juntarem dentro de casa, se respeitando, com empatia, para conseguirem criar algo único, a vida em família”, comenta a autora e coordenadora do projeto.

O lançamento online do livro “Sinto o que Conto, Contos que Sinto” está previsto para o dia 16 de dezembro, pelo canal no YouTube da Editora Adonis. O livro pode ser adquirido pelas redes sociais, Facebook ou Instagram (@contosquesinto).

Publicidade