26 de abril de 2024 Atualizado 14:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Exposição no Tivoli Shopping comemora duas décadas de Apae Show

Evento levanta recursos para a Apae de Santa Bárbara, além de promover a inclusão e mostrar a eficiência dos alunos

Por Isabella Holouka

22 de setembro de 2021, às 07h44 • Última atualização em 22 de setembro de 2021, às 07h45

Uma exposição fotográfica montada no Tivoli Shopping celebra os 20 anos do ‘Apae Show’, evento beneficente e anual da Apae de Santa Bárbara d’Oeste, com o apoio da iniciativa privada, do poder público e da comunidade. A exposição também comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída e desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde agosto de 1963. 

Instalada em frente às lojas Riachuelo e Renner, a exposição pode ser visitada gratuitamente, de acordo com o horário de funcionamento do shopping, até o dia 30 deste mês. A montagem teve a parceria da empresa Leal Fotos.

Exposição no Tivoli Shopping pode ser conferida até o próximo dia 30 – Foto: Divulgação

Além de levantar recursos para a instituição, o Apae Show promove a inclusão e mostra a eficiência das pessoas com deficiência através da arte. Alunos, profissionais da Apae de Santa Bárbara d’Oeste e artistas convidados participam do espetáculo com apresentações de música, teatro e dança.  

Neste ano, o evento aconteceu no dia 28 de agosto e encantou o público, que acompanhou as apresentações no ginásio da entidade e também de forma online.  

“Esse é um espetáculo de inclusão, onde artistas e nossos alunos participam no mesmo palco. É uma demonstração de que não há limites do corpo através da dança e da arte. Com isso eles conseguem mostrar do que são capazes, mesmo dentro de suas limitações”, explica Lúcia Cristina Armelin, professora de Educação Física da entidade, que participa do ApaeShow desde o início, em 2001.

Viviane Gonçalves de Oliveira Ribeiro, professora de Expressão Corporal e fonoaudióloga da Apae, responsável por toda a organização de palco e pelas coreografias que são apresentadas no evento, concorda.

“A arte trabalha muitas habilidades do desenvolvimento humano e, além disso, o Apae Show mostra o trabalho da Apae de Santa Bárbara de forma global, mostrando que essas pessoas deficientes não são incapazes. Muito pelo contrário, elas são capazes de muitas coisas e as linguagens artísticas potencializam todas as habilidades que eles já têm. Sou grata por estar à frente desse projeto. É a minha maior realização pessoal e profissional”, conta ela. 

A professora de artes Silaine Rota Roveram Albarote também celebra o fato de participar do Apae Show. “É muito gratificante e maravilhoso poder participar da preparação e dos ensaios dos alunos para esse evento. É gratificante ver a felicidade no rostinho de cada um deles por estar envolvidos com o Apae Show. E quando eles sobem ao palco, eles ficam muito emocionados. É algo lindo de se ver!”, destaca. 

Alunos também se animam ao falar sobre o Apae Show. “O Apaeshow foi lindo! Eu adorei participar!”, diz Paulo José Florentino, de 29 anos.

Rogério Gomes, de 36 anos, também comemora o evento. “O Apae Show para mim é muito gostoso. É um verdadeiro sonho porque eu gosto muito de dançar. Eu fico feliz de participar!”, conta.  

Publicidade