25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nesta segunda

Banda Sinfônica de Nova Odessa apresenta Concerto Digital Junino

Saiba mais sobre a Banda criada em 1987, que é campeã em concursos, já lançou três CDs e atualmente conta com 38 músicos

Por Isabella Holouka

24 de junho de 2021, às 16h45

Mais uma edição do Concerto Digital Junino, com as melhores músicas dos “arraiás” do Brasil, é promovida nesta segunda-feira (28) pela Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa “Professor Gunars Tiss”.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Sob a regência do maestro Márcio Beltrami, o evento será transmitido ao vivo, às 20 horas, pelo Facebook da banda, a partir das dependências do Teatro Municipal Divair Moreira, sem a presença de público. A primeira edição do Concerto Digital Junino aconteceu no último dia 14, pelo mesmo canal.

“Pela qualidade e empenho dos músicos, a Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, transita em todos os gêneros e estilos musicais”, afirmou o maestro, em nota divulgada à imprensa.

banda-sinfonica-de-nova-dessa – Foto: Divulgação – Prefeitura de Nova Odessa

“Apesar da suspensão das apresentações presenciais em virtude da pandemia de Covid-19, não quisemos deixar passar despercebida essa comemoração tão apreciada pela população. O Concerto Digital da Banda Sinfônica de Nova Odessa está sendo uma forma talentosa de mostrar que o espírito das festas juninas se mantém vivo em nós”, completou o diretor municipal de Cultura e Turismo, Carlos Pinotti Jr.

Desde o início do ano, todos os concertos da Banda Sinfônica de Nova Odessa têm sido feitos exclusivamente pela internet. Em abril, ganharam destaques as apresentações do Projeto “Música de Câmara” e os concertos em comemoração ao “Dia das Mães” e ao “Aniversário da Cidade”. Em março, houve o “Concerto Digital Especial pelo Dia Internacional da Mulher”.

Conheça a Banda Sinfônica de Nova Odessa

Criada em 1987 e nomeada “Professor Gunars Tiss” em 1998, a Banda Sinfônica de Nova Odessa é mantida pela Prefeitura da cidade e é nove vezes campeã estadual (1994, 96, 97, 98, 99, 2000, 2001, 2002 e 2004) e bicampeã nacional de bandas (1999 e 2000). Em 1997, sagrou-se campeã do Concurso Pró-Banda da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo.

Em maio de 2001 lançou seu primeiro CD, “Encontro com a Música”, em parceria com a Educação Municipal. Em 2006, lançou o segundo CD, “A Música Modo Quartal do Nordeste Brasileiro”, com obras do compositor Normando Carneiro da Silva e que serviu para sua tese de doutorado em Portugal. Em 2007, veio o terceiro álbum, em parceria com a Funarte, servindo de referência sonora para mais de 1.400 bandas cadastradas no Ministério da Cultura.

Além das apresentações na cidade, a Banda Sinfônica de Nova Odessa participa de diversos eventos e fóruns regionais, estaduais e nacionais, levando o nome da cidade para todo o Brasil.

“Atualmente estamos com 38 músicos, mas a Banda completa tem 44. O repertório é bem eclético, do erudito ao popular, abrangendo todos os gêneros e estilos musicais”, afirmou o maestro Márcio Beltrami. A Banda é conhecida também por suas versões para clássicos da MPB (Música Popular Brasileira) e da música pop em geral.

A formação da Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa é composta dos seguintes instrumentos: flauta, oboé, fagote, clarineta, clarone, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba e percussão completa abrangendo: bateria, bombo, tímpanos, glockenspiel, marimba, xilofone, vibrafone bongo, tumbadora, chocalho, triângulo, maracas, pandeiro, zabumba, pratos, entre outros.

Publicidade