09 de maio de 2024 Atualizado 22:25

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Volta das missas

Por Redação

22 de agosto de 2020, às 08h00

Como adiantado pelo LIBERAL, os municípios da RPT (Região do Polo Têxtil) permanecem na fase amarela do Plano São Paulo por ao menos mais sete dias. A taxa de ocupação de leitos nas cidades do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas continua abaixo do limite estipulado pelo comitê de contingência criado para combater o novo coronavírus (Covid-19).

Em Americana, a taxa tem variado. Um levantamento entre os dias 10 e 20 de agosto, por exemplo, aponta uma redução de uso de enfermarias, para casos moderados. Já em leitos para pacientes que dependem ou podem depender de respiradores, o percentual de ocupação tem sido mais alto, variando entre 53% e 68% nos últimos dias. Hospitais como Unimed e São Francisco são os que registram maiores taxas de ocupação em leitos para casos graves, com percentuais acima de 70% e 80%, recentemente.

É importante ressaltar que Americana, felizmente, possui uma rede hospitalar singular. São poucas as cidades de tal porte com quatro hospitais particulares e um municipal. Apesar de o contágio continuar, a estrutura tem sido fundamental para dar um pouco mais de segurança ao avanço nas flexibilizações permitidas.

Além da retomada do comércio, bares, restaurantes e academias, a partir deste final de semana, ao menos em Americana, voltam a ser realizadas as missas católicas. As igrejas costumam atrair um público diverso, mas composto de uma boa parcela de idosos, grupo de risco para a Covid-19.

As medidas de segurança devem ser seguidas à risca e estimuladas pelos líderes paroquiais. Assim como já dito neste espaço, a flexibilização está longe de ser a volta ao normal. A todos que puderem, o ideal ainda é o isolamento. Do contrário, é preciso diminuir o risco.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.