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Presença Digital

O que é conteúdo humanizado?

Seres humanos são únicos, cada um tem seus gostos e interesses: o Marketing deve considerar e abranger todos esses pontos

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

09 de setembro de 2022, às 08h51 • Última atualização em 09 de setembro de 2022, às 08h52

Um conteúdo humanizado é aquele feito de pessoas para pessoas. Ele faz parte do conceito de human experience, que coloca o ser humano no centro das estratégias de marca.

É o conteúdo que quer resolver necessidades e problemas, transmitir emoções e se relacionar com confiança e afeto.

Os seres humanos são únicos, cada um tem seus gostos e interesses,  necessidades, emoções, sentimentos, crenças e afetos. Sendo assim, o Marketing deve considerar e abranger todos esses pontos para que ele converse diretamente com o seu público.

Quando a marca consegue isso, ela tem um conteúdo humanizado, que se conecta com as expectativas e emoções da pessoa para quem ele foi produzido.

Qual a importância de humanizar o conteúdo?

Um conteúdo humanizado consegue se conectar com as pessoas e fortalecer o relacionamento da marca.

Quando uma pessoa acessa um conteúdo na Internet, ela não quer perder tempo, não gosta de encontrar conteúdos rasos e genéricos. O que ela realmente quer é ter o problema resolvido, mas não apenas isso, pois também quer se entreter com o assunto. 

Na prática, esse tipo de conteúdo envolve e gera fidelização dos consumidores e, consequentemente, leva a mais vendas e faturamento para a empresa.

Dicas de como humanizar o seu conteúdo

A dica principal é lembrar que existe uma pessoa do outro lado da tela e você deve resolver o problema dela de forma simples e amigável. Veja outras dicas. 

  1. Conheça o seu público

Conhecer o perfil do seu público, suas dores, necessidades e a forma como ele se comunica é essencial para criar um conteúdo mais humanizado.

O público deve ser criado com base em dados reais sobre os seus clientes.

  1. Invista em storytelling

Storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo por meio de um enredo elaborado e através da narrativa, usando palavras e recursos que envolvam o público.

O ato de contar histórias ajuda a sua marca a se conectar com as emoções do seu público, o storytelling é utilizado com frequência na TV, no Marketing e na publicidade.

  1. Mostre quem faz a sua marca

Uma das melhores formas de humanizar o conteúdo é mostrando que a marca é feita de pessoas para pessoas.

Com isso, você consegue  se aproximar dos seres humanos que se relacionam com a sua empresa. Além disso, os próprios colaboradores podem criar conteúdos em seus perfis falando sobre a empresa.

  1. Crie um avatar para a sua marca

Embora pareça, criar avatares e personagens para ter mais empatia entre o público e as marcas não é algo inovador.

Não faltam exemplos de mascotes antigos, por exemplo: o urso da coca-cola, o gênio do Chamyto, o baianinho das Casas Bahia, o Ronald Mcdonalds entre tantos outros.

Contudo, com a evolução tecnológica, a avatarização ganhou uma nova roupagem. Agora, os avatares se parecem mais com humanos e recebem o nome de avatares virtuais, um grande case de sucesso é a Magalu da Magazine Luiza.

Essa estratégia é uma forma incrível de humanizar a sua marca. Avatares virtuais podem ser inseridos no contexto do seu negócio e se tornarem embaixadores virtuais da sua empresa.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana