Presença Digital
O que é conteúdo humanizado?
Seres humanos são únicos, cada um tem seus gostos e interesses: o Marketing deve considerar e abranger todos esses pontos
Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti
09 de setembro de 2022, às 08h51 • Última atualização em 09 de setembro de 2022, às 08h52
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/o-que-e-conteudo-humanizado/
Um conteúdo humanizado é aquele feito de pessoas para pessoas. Ele faz parte do conceito de human experience, que coloca o ser humano no centro das estratégias de marca.
É o conteúdo que quer resolver necessidades e problemas, transmitir emoções e se relacionar com confiança e afeto.
Os seres humanos são únicos, cada um tem seus gostos e interesses, necessidades, emoções, sentimentos, crenças e afetos. Sendo assim, o Marketing deve considerar e abranger todos esses pontos para que ele converse diretamente com o seu público.
Quando a marca consegue isso, ela tem um conteúdo humanizado, que se conecta com as expectativas e emoções da pessoa para quem ele foi produzido.
Qual a importância de humanizar o conteúdo?
Um conteúdo humanizado consegue se conectar com as pessoas e fortalecer o relacionamento da marca.
Quando uma pessoa acessa um conteúdo na Internet, ela não quer perder tempo, não gosta de encontrar conteúdos rasos e genéricos. O que ela realmente quer é ter o problema resolvido, mas não apenas isso, pois também quer se entreter com o assunto.
Na prática, esse tipo de conteúdo envolve e gera fidelização dos consumidores e, consequentemente, leva a mais vendas e faturamento para a empresa.
Dicas de como humanizar o seu conteúdo
A dica principal é lembrar que existe uma pessoa do outro lado da tela e você deve resolver o problema dela de forma simples e amigável. Veja outras dicas.
- Conheça o seu público
Conhecer o perfil do seu público, suas dores, necessidades e a forma como ele se comunica é essencial para criar um conteúdo mais humanizado.
O público deve ser criado com base em dados reais sobre os seus clientes.
- Invista em storytelling
Storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo por meio de um enredo elaborado e através da narrativa, usando palavras e recursos que envolvam o público.
O ato de contar histórias ajuda a sua marca a se conectar com as emoções do seu público, o storytelling é utilizado com frequência na TV, no Marketing e na publicidade.
- Mostre quem faz a sua marca
Uma das melhores formas de humanizar o conteúdo é mostrando que a marca é feita de pessoas para pessoas.
Com isso, você consegue se aproximar dos seres humanos que se relacionam com a sua empresa. Além disso, os próprios colaboradores podem criar conteúdos em seus perfis falando sobre a empresa.
- Crie um avatar para a sua marca
Embora pareça, criar avatares e personagens para ter mais empatia entre o público e as marcas não é algo inovador.
Não faltam exemplos de mascotes antigos, por exemplo: o urso da coca-cola, o gênio do Chamyto, o baianinho das Casas Bahia, o Ronald Mcdonalds entre tantos outros.
Contudo, com a evolução tecnológica, a avatarização ganhou uma nova roupagem. Agora, os avatares se parecem mais com humanos e recebem o nome de avatares virtuais, um grande case de sucesso é a Magalu da Magazine Luiza.
Essa estratégia é uma forma incrível de humanizar a sua marca. Avatares virtuais podem ser inseridos no contexto do seu negócio e se tornarem embaixadores virtuais da sua empresa.
Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana