09 de maio de 2024 Atualizado 01:09

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde em Pauta

O que é a asma e como ela age no corpo humano

No mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e cerca de 250 mil pessoas morrem todos os anos, devido a ela

Por Paulo Renato Monteiro da Silva

04 de setembro de 2023, às 09h29

Começa com uma tosse, um chiado, a seguir seu peito fica apertado, a respiração acelera e fica curta, e você passa a sentir falta de ar. Esses são os sintomas mais frequentes em uma crise de asma.

Sabemos que em todo mundo mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e cerca de 250 mil pessoas morrem todos os anos, devido a ela.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Mas por que isso e como essa doença pode ser fatal?

A asma afeta o sistema respiratório, impactando diretamente sobre os brônquios, principalmente sobre os mais finos.

Esses brônquios possuem um revestimento interno, como um tapete, o qual chamamos de mucosa, e ao redor deles tem uma camada de músculo que pode contrair ou relaxar, de acordo com a situação.

Em pessoas com asma, as vias aéreas estão “sempre” inflamadas, o que as torna sensíveis a estímulos ambientais, o que pode piorar essa inflamação desencadeando tosse, aumento de catarro, chiado e falta de ar.

Alguns fatores estimuladores da asma incluem: fumaça de cigarro, pólen, poeira, fragrâncias, exercícios físicos, clima frio, estresse e um dos mais frequentes – os resfriados.

Quando a pessoa asmática é exposta a um desses estímulos, aqueles músculos que circulam as pequenas vias aéreas se contraem e estreitam a passagem do ar, ao mesmo tempo piora a inflamação, fazendo com que a mucosa (aquele tapete) se torne mais inchada e produza mais muco (catarro).

No dia a dia, nosso corpo produz esse muco para prender e eliminar partículas, como o pólen e o pó e que entram em nosso pulmão através da respiração, porém durante um ataque de asma esse muco é produzido em uma quantidade muito maior, dificultando a respiração e desencadeando a tosse.

E o som de chiado?

Ele ocorre em consequência de as vias aéreas terem se comprimido, fazendo com que o ar passe por um espaço mais estreito, produzindo um assobio (chiado) e logicamente, com isso sinta falta de ar.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Como podemos prevenir esses ataques nas pessoas que sofrem de asma?

Uma maneira é reduzir o contato com esses estímulos potencialmente desencadeadores, porém, infelizmente essa exposição nem sempre pode ser controlada.

Portanto, precisamos de medicamentos para nos auxiliar a controlar melhor a situação, e os principais são as populares “bombinhas”, sendo elas o tratamento de base para a asma.

As bombinhas atuam controlando melhor a asma e em caso de crises, ajudam a reverter essa situação.

Podemos dividi-las em duas formas: as de alívio e as preventivas. Nesse tópico é que estão os corticoides inalatórios, que reduzem a inflamação das vias aéreas, permitindo que a asma fique sob controle, sendo, portanto, essenciais na prevenção de danos a longo prazo.

As bombinhas são, sem dúvida, a principal arma no arsenal terapêutico da asma.

Paulo Renato Monteiro da Silva

O médico Paulo Renato Monteiro da Silva, especialista em alergologia e imunologia, fala sobre temas da saúde em alta e sobre como manter hábitos saudáveis