Presença Digital
O papel da comunicação dentro das empresas
Ferramenta é utilizada para atingir objetivos, que podem ser o aumento de credibilidade, melhoria da imagem e ampliação dos resultados
Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti
07 de outubro de 2022, às 07h13 • Última atualização em 07 de outubro de 2022, às 07h14
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/o-papel-da-comunicacao-dentro-das-empresas/
A comunicação é fundamental em uma sociedade. Simplificadamente, podemos defini-la como o processo pelo qual uma pessoa transmite uma mensagem, que pode ser uma ideia, um pensamento ou comportamento, e espera que quem a receba dê uma resposta, seja uma opinião, atitude ou comportamento.
A comunicação dentro de empresas é uma ferramenta estratégica utilizada para atingir objetivos, que podem ser o aumento de credibilidade, melhoria da imagem e ampliação dos resultados de vendas.
A importância da comunicação empresarial
Independentemente do tamanho ou setor, qualquer empresa deve ter um sistema de comunicação, pois ela é um dos pilares básicos para o bom funcionamento da organização. Uma boa comunicação pode melhorar a competitividade da empresa e facilitar a realização de objetivos.
Os efeitos positivos são evidentes dentro das organizações, porque a comunicação melhora a competitividade e a forma como elas podem se adaptar às mudanças que ocorrem dentro do mercado no qual estão inseridas.
Além disso, a comunicação melhora o engajamento dos funcionários, bem como o clima organizacional e integrativo.
Tipos de Comunicação
No quesito empresas, existem dois tipos de comunicação: externa e interna. Veja quais as características de cada uma delas e como são utilizadas.
O que é comunicação externa?
Como o próprio nome sugere, é aquela que é dirigida ao público externo, ou seja, que emite uma mensagem de dentro para fora da empresa.
Ela é focada na opinião pública de cidadãos, clientes e concorrentes. Seu principal objetivo é informar sobre a empresa e influenciar a sua imagem.
A comunicação externa não é feita somente por publicidade do serviço ou produto, ela visa divulgar uma imagem da empresa, por meio de atividades desenvolvidas, projetos, novidades e todos os assuntos que sejam do interesse do público externo.
As principais ferramentas são:
Assessoria de Imprensa: encarregada de gerenciar todas as informações da empresa para a mídia tradicional;
Relações públicas: através de eventos ou atividades, procuram criar e reforçar uma imagem positiva da empresa;
Propaganda: procura apresentar o produto ou serviço por meio de campanhas e peças publicitárias;
Marketing: responsável por criar estratégias de comunicação que influenciam a compra.
Comunicação Interna
A comunicação interna é direcionada ao público de dentro da empresa, ou seja, colaboradores e prestadores de serviço. Ela está ligada à necessidade de as empresas motivarem as suas respectivas equipes, integrando-as no dia a dia da organização e tornando-as participantes dentro da empresa.
As ferramentas mais utilizadas de comunicação interna são:
Manual do empregado: geralmente é uma cartilha entregue aos novos funcionários com todas as diretrizes da empresa;
Publicação institucional: revistas, periódicos ou boletins informativos, que servem para engajar o funcionário com a empresa;
Jornal Mural: é um jornal interno que possui periodicidade semanal ou quinzenal com notícias internas da marca;
E-mails: o e-mail pode ser utilizado para envio de comunicados, informações e notícias sobre a empresa.
Agora que você já entendeu o conceito de comunicação empresarial e viu alguns exemplos, que tal fazer o planejamento de marketing para sua empresa?
Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana