11 de maio de 2024 Atualizado 01:01

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Presença Digital

O papel da comunicação dentro das empresas

Ferramenta é utilizada para atingir objetivos, que podem ser o aumento de credibilidade, melhoria da imagem e ampliação dos resultados

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

07 de outubro de 2022, às 07h13 • Última atualização em 07 de outubro de 2022, às 07h14

A comunicação é fundamental em uma sociedade. Simplificadamente, podemos defini-la como o processo pelo qual uma pessoa transmite uma mensagem, que pode ser uma ideia, um pensamento ou comportamento, e espera que quem a receba dê uma resposta, seja uma opinião, atitude ou comportamento.

A comunicação dentro de empresas é uma ferramenta estratégica utilizada para atingir objetivos, que podem ser o aumento de credibilidade, melhoria da imagem e ampliação dos resultados de vendas.

A importância da comunicação empresarial

Independentemente do tamanho ou setor, qualquer empresa deve ter um sistema de comunicação, pois ela é um dos pilares básicos para o bom funcionamento da organização. Uma boa comunicação pode melhorar a competitividade da empresa e facilitar a realização de objetivos.

Os efeitos positivos são evidentes dentro das organizações, porque a comunicação melhora a competitividade e a forma como elas podem se adaptar às mudanças que ocorrem dentro do mercado no qual estão inseridas.

Além disso, a comunicação melhora o engajamento dos funcionários, bem como o clima organizacional e integrativo. 

Tipos de Comunicação

No quesito empresas, existem dois tipos de comunicação: externa e interna. Veja quais as características de cada uma delas e como são utilizadas.

O que é comunicação externa?

Como o próprio nome sugere, é aquela que é dirigida ao público externo, ou seja, que emite uma mensagem de dentro para fora da empresa.

Ela é focada na opinião pública de cidadãos, clientes e concorrentes. Seu principal objetivo é informar sobre a empresa e influenciar a sua imagem.

A comunicação externa não é feita somente por publicidade do serviço ou produto, ela visa divulgar uma imagem da empresa, por meio de atividades desenvolvidas, projetos, novidades e todos os assuntos que sejam do interesse do público externo.

As principais ferramentas são:

Assessoria de Imprensa: encarregada de gerenciar todas as informações da empresa para a mídia tradicional;

Relações públicas: através de eventos ou atividades, procuram criar e reforçar uma imagem positiva da empresa;

Propaganda: procura apresentar o produto ou serviço por meio de campanhas e peças publicitárias;

Marketing: responsável por criar estratégias de comunicação que influenciam a compra.

Comunicação Interna

A comunicação interna é direcionada ao público de dentro da empresa, ou seja, colaboradores e prestadores de serviço. Ela está ligada à necessidade de as empresas motivarem as suas respectivas equipes, integrando-as no dia a dia da organização e tornando-as participantes dentro da empresa.

As ferramentas mais utilizadas de comunicação interna são:

Manual do empregado: geralmente é uma cartilha entregue aos novos funcionários com todas as diretrizes da empresa;

Publicação institucional: revistas, periódicos ou boletins informativos, que servem para engajar o funcionário com a empresa;

Jornal Mural: é um jornal interno que possui periodicidade semanal ou quinzenal com notícias internas da marca;

E-mails: o e-mail pode ser utilizado para envio de comunicados, informações e notícias sobre a empresa.  

Agora que você já entendeu o conceito de comunicação empresarial e viu alguns exemplos, que tal fazer o planejamento de marketing para sua empresa?

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana