10 de maio de 2024 Atualizado 19:55

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Presença Digital

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Ele é o responsável por filtrar a ordem na qual as publicações são exibidas, além de determinar qual conteúdo tem mais a ver com o seu perfil

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

25 de novembro de 2022, às 06h02

O Instagram é uma rede social que visa melhorar a cada dia a experiência do usuário, por isso, existem constantes alterações em seu algoritmo.

O algoritmo do Instagram é o responsável por filtrar a ordem na qual as publicações são exibidas, além de determinar qual conteúdo tem mais a ver com o seu perfil de interesse.

Embora essas alterações visem a melhoria da rede social para o usuário, o dia a dia de empresas e profissionais que trabalham com as redes também é impactado. Dito isso, entenda como o algoritmo funciona e como driblar essas implicações, a seguir.

Quais são os critérios do algoritmo do Instagram?

Temporalidade

A cronologia do feed é coisa do passado, mas a atualidade do post ainda é um fator de relevância para o algoritmo. Isto posto, postagens mais recentes são favorecidas e apresentadas no início do feed.

Engajamento

A quantidade de interações com o conteúdo também é um fator muito importante para o Instagram.

Quando a publicação possui muitos comentários, curtidas e compartilhamento, o algoritmo entende que se trata de uma publicação de relevância, em outras palavras, de interesse do público.

Relacionamentos

A base das redes sociais é o relacionamento entre pessoas, sem isso, essas ferramentas tecnológicas dificilmente existiriam. O algoritmo preza por aquele conteúdo que tem esse fator como pilar.

Sendo assim, o algoritmo segue a regra de quanto mais interações você faz com determinado usuário, mais ele aparecerá no seu feed.

Como usar o algoritmo impacta a gestão de mídias sociais?

O dia a dia do profissional e de equipes que trabalham com as redes sociais é baseado em muita estratégia e planejamento, pois para alcançar qualquer objetivo dentro de uma rede social é preciso, obrigatoriamente, desses dois pilares.

Uma mudança que algoritmo faz pode atrapalhar toda uma equipe, pois essas modificações têm grande impacto na estratégia criada, às vezes, sendo preciso rever todo o planejamento.

Dito isso, a melhor e mais assertiva forma de lidar com o algoritmo é, de fato, entendê-lo. Ao iniciar um planejamento de mídias sociais, esteja por dentro, isto é, sempre atualizado sobre o funcionamento do seu algoritmo, pois somente assim os resultados almejados podem ser alcançados com maior precisão.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana