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Presença Digital

Afinal, o número de seguidores importa?

Comprar seguidores pode prejudicar drasticamente o plano de marketing digital, uma vez que afeta a entrega do conteúdo a quem interessa

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

02 de setembro de 2022, às 08h58 • Última atualização em 02 de setembro de 2022, às 08h59

Quando falamos de redes sociais, a primeira coisa que vem à mente é o número de seguidores e likes. No entanto, afinal, realmente devemos nos importar somente com a quantidade?

O número de seguidores em redes sociais é uma métrica que pode confundir os empresários. Ela – por si só – não diz muita coisa. Consideramos esse tipo de métrica como mera “vaidade”.

Mas, calma! Não estamos dizendo que o número de seguidores não importa, e sim que ele sozinho não quer dizer muita coisa. Entenda:

Seguidores comprados

O número de seguidores pode ser facilmente forjado por meio de aplicativos, robôs e serviços do gênero, que oferecem seguidores falsos. São os famosos seguidores comprados.

Esse tipo de atitude pode prejudicar drasticamente o seu plano de marketing digital, uma vez que afeta a entrega do seu conteúdo para quem realmente se interessa pela sua empresa.

Além disso, sua empresa pode ser penalizada e, até mesmo, banida da rede social em que estiver inserida. Comprar seguidores é uma conduta reprovada pelo Meta, que consegue rastrear páginas que fazem isso por meio dos algoritmos.

Então, o que realmente importa?

Para conseguir mais seguidores ou likes é preciso ter um plano de marketing digital bem construído, que visa a divulgação da sua marca por meio de conteúdos, seja nas redes sociais, em um blog ou por e-mail marketing. Dessa forma, o engajamento como um todo gera melhores resultados.

Foque no crescimento gradual de seguidores. Almeje mais seguidores, mas lembre-se: eles precisam ser pessoas reais.

Construa uma estratégia para pessoas reais

Ao construir uma estratégia no meio digital é importante lembrar que você está fazendo conteúdo para pessoas reais.

Antes de começar a colocar em prática, responda a algumas perguntas sobre o seu negócio: quem é o seu cliente? Quais são os interesses dele? Quais são os problemas, dúvidas e desejos dele?

Ao identificar essas informações, será mais fácil saber para onde seguir e buscar uma agência de comunicação capaz de criar uma estratégia para comunicar a sua empresa digitalmente. 

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana