09 de maio de 2024 Atualizado 01:09

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

A nossa Padroeira da Liberdade

Por Carlos Roberto Bertollo

12 de abril de 2024, às 10h04

O mês de março é dedicado às mulheres e apesar de estarmos em abril não poderia de fazer uma menção especial à cantora, compositora, multi-instrumentista e tantas outras qualidades de Rita Lee Jones de Carvalho. A Rainha do Rock Brasileiro nos deixou em 8 de maio de 2023. Padroeira da Liberdade, assim é que gostava de ser chamada.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Nascida na Vila Mariana em São Paulo, filha de Charles Fenley Jones e de Romilda Padula Jones. Seu pai era dentista e tinha um consultório no Centro de São Paulo. Um dia ele resolveu comprar um jipe. Em um passeio com o carro pela “Floresta do Ibirapuera” ela se apaixonou pelo possante. Quando o pai o aposentou, ela quis comprá-lo e o pai vendeu. Ele passou a ser chamado carinhosamente de Charles, em homenagem ao pai.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Era tão apegada ao jipe, que seu amigo e cantor Jorge Bem Jor fez uma canção em sua homenagem com o título “Rita Jeep”, isso em 1971.

Outro fato pouco conhecido foi com a sua moto inglesa HRD Vincent – 1200cc – ano de 1948. Foi com essa motocicleta, no início dos anos 70, que a cantora veio de São Paulo visitar parentes em Americana. E em dado momento a moto teve uma pane elétrica em nossa cidade. O mecânico de motos Marcos Drem verificou um problema na bobina. Apesar da insistência da belíssima jovem em pagar pelo conserto, ele nada cobrou. Em 1975, devido ao grande sucesso da música “Agora só falta você” , ela foi convidada a participar de um clipe com a Esquadrilha da Fumaça.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Na época, o comandante era o coronel-aviador Antônio Arthur Braga e os aviões Texan T6. O palco da apresentação foi a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. E a bordo, durante a demonstração da Esquadrilha formada por quatro aviões, ela cantou a música “Agora só falta você”. E Rita Lee tinha muito medo de andar de avião.

Carlos Roberto Bertollo é estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório
Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.