26 de abril de 2024 Atualizado 17:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estrutura

UBS do Jardim Europa vai ser reformada no segundo semestre

Local tem sido alvo constante de reclamações por conta de problemas estruturais e de atendimento

Por Leonardo Oliveira

27 de fevereiro de 2021, às 08h10 • Última atualização em 27 de fevereiro de 2021, às 09h46

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Simão Gandelman, do Jardim Europa, deve passar por reformas ainda este ano. A previsão foi dada pela secretária de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Lucimeire Rocha, durante audiência pública realizada na quinta-feira, que apresentou o balanço da pasta das ações realizadas em 2020.

O local tem sido alvo de reclamações de moradores e de requerimentos de vereadores nos últimos anos, por conta de problemas estruturais e de atendimento. Há relatos de que, quando chove, a unidade é inundada e de que não possui número suficientes de salas para atender a demanda.

UBS do Europa sofre com problemas estruturais há muito tempo – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

O LIBERAL esteve na UBS na última quinta-feira e ouviu de pacientes as reclamações de que há demora de meses para conseguir uma consulta com clínico geral e que existem registros de filas e horas de espera para passar com o médico.

“É uma realidade que a gente conhece, é uma unidade que a gente também não está satisfeita com ela. Vamos começar uma reforma na unidade para melhorar tudo. A gente já tinha feito projeto, só que ia ser mais um puxadinho”, disse a secretária, durante a realização da audiência.

Lucimeire afirmou que remodelar a unidade é uma das prioridades da atual gestão e que há a intenção de iniciar obras no segundo semestre. “É real a gente fazer uma mudança de 100% no Europa. Estamos trabalhando incansavelmente na questão. Vamos entregar uma coisa bem bacana, que vocês vão ficar muito felizes”, acrescentou Lucimeire.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A reportagem pediu que a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste cedesse um relatório atualizado com o número de consultas realizadas em cada unidade de saúde da cidade para medir a importância da UBS no Jardim Europa no sistema de saúde municipal, mas não houve resposta.

O único documento disponível é um relatório sobre o período de maio a agosto de 2018 – nesses meses, a unidade realizou 4.910 consultas médicas, sendo a segunda com maior número de agendamentos, ficando atrás somente da UBS Cidade Nova, que contabilizou 5.275 consultas.

Publicidade