Primeira campanha de doação de sangue começa nesta terça

Há 25 anos, parceria entre prefeitura, Lions Clube, pastoral e Unicamp busca doadores em Santa Bárbara d'Oeste


A primeira campanha de doação de sangue do ano em Santa Bárbara d’Oeste acontece nesta terça-feira, no Lions Clube Centro. A iniciativa já dura 25 anos e é fruto de uma parceria entre prefeitura, Lions Clube Centro e Pérola, Pastoral da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste (Diocese de Piracicaba) e Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O atendimento ocorre das 9 às 12 horas no Lions Centro, que fica na Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce. É obrigatória a apresentação de um documento com foto e também estar dentro dos requisitos.
De acordo com dados da prefeitura, as seis campanhas promovidas na cidade em 2019 totalizaram 365 bolsas coletadas. Foram 466 doadores, dos quais 149 doaram pela primeira vez. Além disso, 87 pessoas se cadastraram para doação de medula óssea.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste
Doadores não podem estar em jejum e devem evitar alimentos gordurosos

Segundo o secretário do Lions Clube Centro, José Roberto Bueno, a parceria começou após a unidade procurar o Hemocentro da Unicamp para trazer uma campanha de doação de sangue para a cidade. A prefeitura entra com os profissionais da saúde, enquanto o Lions cede a estrutura.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

“As campanhas são alternadas entre as unidades Centro e Pérola. Nós entramos com o local da campanha e preparamos toda a estrutura, fornecendo lanche e suco para os doadores”, explicou José Roberto.

As demais campanhas de arrecadação de sangue durante o ano serão nos dias 3 de março, 5 de maio, 7 de julho, 1º de setembro e 10 de novembro. “Ano passado foram 365 bolsas coletadas. A meta é a cada ano superior o anterior”, disse o secretário.

O Lions mantém ainda um grupo no Facebook chamado “Doadores de Sangue de Santa Bárbara d’Oeste”. O espaço é utilizado tanto para a divulgação de campanhas quanto para pedidos emergenciais.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

“Normalmente, a gente pede para as pessoas que querem ser doadoras se inscreverem nesse grupo. Todas as informações sobre campanhas e pedidos de doação nós vamos postando ali. Tem dado muito resultado na divulgação. A gente solta nesse grupo, pessoal vai compartilhando. Ajuda muito”, comentou José Roberto.

QUEM PODE

Os doadores devem apresentar documento com foto (RH, CNH, entre outros), ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar desde que acompanhados pelos pais.

Não é permitido fumar duas horas antes ou após a doação e a pessoa não pode estar em jejum. É recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora