25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Nove dos 19 vereadores de Santa Bárbara tiveram Covid-19

Pico de casos aconteceu na primeira semana de 2022, quando cinco parlamentares foram infectados

Por Caio Possati

30 de janeiro de 2022, às 10h31 • Última atualização em 30 de janeiro de 2022, às 19h39

Câmara de Santa Bárbara adota restrições para conter disseminação - Foto: Arquivo / O Liberal

Nove dos 19 vereadores da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste tiveram Covid-19 na atual legislatura. O levantamento foi feito pelo LIBERAL, que questionou os parlamentares na última semana se, desde janeiro de 2021, chegaram a contrair o novo coronavírus.

Arnaldo Alves (PSD), Bachin Jr. (MDB), o vice-presidente Carlão Motorista (Republicanos), Celso Ávila (PV), Esther Moraes (PL), Felipe Corá (Patriota), Isac Sorrillo (Republicanos), o presidente Joel do Gás (PV) e Jesus (Avante) foram os parlamentares contaminados que precisaram se afastar dos trabalhos da câmara. Dos nove, cinco se infectaram este ano.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Um deles foi Carlão Motorista, que teve a contaminação para Covid-19 confirmada na semana da primeira sessão ordinária do ano, realizada em 18 de janeiro.

Ao LIBERAL, o vereador contou que precisou ser atendido em um hospital por não estar conseguindo suportar os sintomas da doença. “Foi muito ruim. Muita dor de garganta, não conseguia engolir nada”, relatou ele, que viu a esposa e a filha também contraírem a doença.

Felipe Corá teve que ser internado por complicações da Covid. No sábado, dia 22, ele deu entrada no Hospital da Unimed, em Americana, com um quadro de insuficiência respiratória, e só teve alta na última quinta. Até esta sexta, o último a testar positivo foi Celso Ávila, que se recupera em casa.

Joi Fornasari (PV) não pegou Covid-19, mas teve sua assessora afastada por conta da doença na semana passada. Deficiente visual, ele lamentou o fato de os parlamentares terem apenas um assessor à disposição.

“Um assessor só para um vereador é muito complicado. No meu caso, que sou cego, estou fazendo ‘miudinho’ para atender todas as minhas demandas. Está complicado”, protestou.

Houve quem chegou a ser contaminado duas vezes. Foi o caso da vereadora Esther Moraes, que contraiu a Covid-19 em agosto e depois novamente em dezembro do ano passado.

“A primeira vez que peguei, foi em agosto, quando ainda não tinha sido liberada a vacina para o meu grupo. Eu tive sintomas fortes e sequelas que trato até hoje”, afirmou. “Os próprios médicos falam que se não estivesse com a vacina em ordem, poderia ser bem pior”.

MEDIDAS. A crescente de casos fez o presidente Joel do Gás e demais vereadores adotarem medidas para evitar novas contaminações. Na última segunda, a Mesa Diretora da Casa decretou que as sessões não serão mais abertas ao público e que todos os parlamentares deverão apresentar comprovante de vacinação.

Na quinta, Joel atualizou a situação por meio de ato da presidência, que a câmara vai ficar fechada até o dia 13 de fevereiro e que as sessões, tanto as Ordinárias e Extraordinárias, serão feitas de forma on-line.

VACINADOS. Por meio de questionamento direto, redes sociais ou materiais divulgados pela câmara, o LIBERAL apurou também que todos os 19 vereadores afirmam estar vacinados contra a Covid-19, e somente alguns ainda não tomaram a dose de reforço. Alguns dos parlamentares chegaram a enviar, espontaneamente ao LIBERAL, os respectivos cartões de vacinação para comprovar que estão imunizados.

Publicidade