25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Hospital terá 10 novos leitos de UTI em Santa Bárbara

Eles serão implantados pela prefeitura para atendimentos gerais e de pacientes contaminados com o novo coronavírus

Por Marina Zanaki

13 de junho de 2020, às 09h57

A Prefeitura de Santa Bárbara anunciou que 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão implantados no Hospital Santa Bárbara na próxima semana.

Desses, sete serão exclusivos para pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) e três para a população em geral.

Para abrir esses novos leitos, o município vai desocupar leitos de enfermaria do Hospital Santa Bárbara voltados para Covid-19.

Leitos serão implantados no Hospital Santa Bárbara na próxima semana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Para isso, os atendimentos de enfermaria de coronavírus passarão a ser realizados no hospital de campanha, instalado em um prédio da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

O Hospital Santa Bárbara conta atualmente com 15 leitos de UTI, 10 para uso geral e cinco exclusivos para Covid-19.

Esta semana, todos estavam lotados e pacientes precisaram ser transferidos para outras cidades. No total, o município vai passar a contar com 25 leitos de UTI para o SUS.

“Antes da pandemia, nosso planejamento previa chegarmos a 20 leitos em agosto deste ano. Com esse novo cenário, antecipamos o cronograma e ainda ampliamos o número, buscando atender também o excesso previsto para esses meses de enfrentamento do coronavírus”, disse o prefeito Denis Andia (PV).

Em maio, a prefeitura já havia ampliado de oito para 15 o número de leitos de UTI no Hospital Santa Bárbara.

Nas próximas duas semanas, o hospital de campanha vai passar a receber os pacientes moderados de coronavírus.

A unidade vai tratar pacientes diagnosticados e sintomáticos para evitar ao máximo que necessitem de UTI e, também, concluir o tratamento daqueles que já passaram por UTI e que evoluem para receber alta.

“A unidade é uma parceria entre a Prefeitura e a Unimep, que cedeu gratuitamente as dependências do Bloco 15 do campus local da universidade. Com isso, os investimentos necessários foram mínimos, uma vez que todos os equipamentos e leitos de enfermaria já faziam parte da estrutura da Secretaria de Saúde”, explicou a prefeitura.

Santa Bárbara tem 97 casos confirmados, dos quais 49 pacientes estão curados. Cinco moradores da cidade morreram com a doença.

Publicidade