26 de abril de 2024 Atualizado 10:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Furto de fios pode ter comprometido vacinas contra Covid em Santa Bárbara

Falta de energia na UBS do Laudissi pode ter danificado os imunizantes armazenados no posto médico; doses foram enviadas para análise técnica

Por Leonardo Oliveira / Paula Nacasaki

25 de fevereiro de 2021, às 10h42 • Última atualização em 25 de fevereiro de 2021, às 15h03

Ladrões furtaram cerca de 200 metros de fios da Rua Profeta Jeremias, em Santa Bárbara d’Oeste, na madrugada desta quinta-feira (25) e a ação criminosa pode ter ocasionado a perda de doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) na cidade.

Os imunizantes foram enviados para Campinas para passar por uma análise técnica para saber se eles foram comprometidos ou não.

A fiação é responsável por abastecer a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Célio Faria, no Jardim Laudissi. Sem energia, as doses que eram armazenadas no posto médico teriam sido comprometidas.

A fiação é responsável por abastecer a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Célio Faria – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Uma dentista, que não quis ter seu nome divulgado, relatou ao LIBERAL que esteve presente na UBS na manhã desta quinta para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e foi informada por funcionários que a imunização não ocorreria, pois a falta de energia tinha danificado todo o lote de vacinas que era armazenado no posto.

Em audiência na Câmara de Santa Bárbara, a secretária de Saúde, Lucimeire Rocha, afirmou que ainda não é possível afirmar que as doses se perderam. O lote vai para uma análise em um laboratório de Campinas para analisar se as doses se perderam.

“Eles fazem uma análise técnica para saber se ocorreu perda ou não, enquanto a gente não tiver essa análise, a gente não pode responder”, disse.

Questionada pela vereadora Esther Moraes (PL) sobre o número de vacinas que podem ter sido afetadas, a secretária não soube responder, dizendo apenas que todos os tipos de imunizantes estavam guardados na unidade.

Ela ainda revelou que os imunizantes seriam aplicados nesta quinta-feira. A vacinação na unidade foi interrompida e ainda não há um prazo para os profissionais que tomariam a segunda dose nesta quinta serem imunizados.

A Prefeitura de Santa Bárbara foi questionada sobre a situação e a quantidade de doses de vacinas perdidas, mas até a publicação desta reportagem informou que apenas que estava apurando o caso.

Publicidade