27 de abril de 2024 Atualizado 17:01

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

28 casas

Estado anuncia casas populares para idosos em Santa Bárbara

Cidade foi integrada ao Programa Vida Longa, lançado nesta terça-feira por João Doria; previsão é de que 28 imóveis sejam construídos

Por Leonardo Oliveira

01 de outubro de 2019, às 14h14 • Última atualização em 01 de outubro de 2019, às 14h29

Santa Bárbara d’Oeste é uma das cidades beneficiadas pelo Programa Vida Longa, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo nesta terça-feira (1). O projeto prevê a construção de um empreendimento habitacional para idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Serão 28 casas construídas no município.

Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Iniciativa foi divulgada oficialmente nesta terça-feira pelo governador João Dória (PSDB)

O público-alvo do programa são as pessoas com 60 anos ou mais, que sejam sozinhas e sem acesso à moradia. A exigência é de que a renda não ultrapasse dois salários-mínimos e que residam há, pelo menos, dois anos na cidade. Devem ainda ter autonomia para realizar tarefas diárias.

Segundo o Estado, cabe a prefeitura definir como irá escolher os futuros beneficiados e qual a área utilizada para construção.

Em nota, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que as residências serão construídas em terreno no bairro Cândido Bertini, entre as ruas Rússia, Polônia e Adélia Bertini. “Agora, os trâmites para licitação terão início”, disse a administração.

Cada imóvel terá 28 m² área privativa, com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Ele será adaptável para facilitar a rotina de qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção. Para isso, a casa terá barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarme de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros.

O condomínio residencial será projetado para proporcionar a socialização entre os moradores através de espaços de convivência e lazer, com salão com refeitório, área para assistir televisão, espaço com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, banco de jardim, horta elevada, etc.

O Vida Longa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados.

Na primeira etapa do programa as seguintes cidades ainda serão beneficiadas: Barretos, Bauru, Bragança Paulista, São José do Rio Pardo e São Roque. O investimento total nessa região será de R$ 18,7 milhões.

Publicidade