25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Queimadas

Denis Andia cobra plano de combate às queimadas

A cidade tem sofrido com seguidos incêndios ocorridos em áreas de plantio de cana-de-açúcar

Por Rodrigo Alonso

01 de julho de 2020, às 08h41

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), deu prazo de uma semana para que o Grupo Raízen apresente à administração municipal um plano de ação contra queimadas. Ele fez a cobrança nesta segunda-feira, em reunião com representantes da empresa.

A cidade tem sofrido com seguidos incêndios ocorridos em áreas de plantio de cana-de-açúcar. Denis aponta que a “grande maioria” desses terrenos está sob responsabilidade da Raízen.

Denis fez a cobrança nesta segunda-feira, em reunião com representantes da empresa – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

“Eles precisam melhorar o controle preventivo e ampliar a estrutura de combate aos incêndios que surgem por diversos motivos devido ao período de estiagem. A conversa foi dura e necessária”, diz o prefeito.

Em maio, o Executivo já havia notificado a empresa com um pedido de providências. Com o agravamento das ocorrências durante o mês de junho, a prefeitura também encaminhou notificação a outras autoridades, como a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o Ministério Público de São Paulo.

O Executivo destaca que a fiscalização e a aplicação de multas cabem à Polícia Militar Ambiental e à Cetesb.

Em nota, a Raízen comunicou que, no encontro desta segunda, “pôde esclarecer suas iniciativas voltadas a sustentabilidade de suas operações, especialmente a não utilização de fogo como método de colheita da cana-de-açúcar”, bem como detalhar suas ações de prevenção.

A empresa afirma que “suas ações vêm sendo intensificadas” e reforça “seu compromisso em cumprir protocolos e agir no combate de incêndios”.

Podcast Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.

Publicidade