23 de setembro de 2024 Atualizado 19:05

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

meio ambiente

Após parceria, cooperativa de Santa Bárbara dobra quantidade de resíduos reciclados

Cooperativa Juntos Somos Fortes chegou a mais de 100 toneladas de resíduos reciclados por mês

Por Gabriel Pitor

22 de setembro de 2023, às 07h59 • Última atualização em 22 de setembro de 2023, às 08h00

A cooperativa Juntos Somos Fortes, de Santa Bárbara d’Oeste, chegou a mais de 100 toneladas de resíduos reciclados por mês.

A informação foi confirmada ao LIBERAL pelo diretor e fundador da associação, Antônio Carlos Vianna de Barros, nesta quinta-feira (21).

Diretor da Juntos Somos Fortes, Antônio de Barros, falou sobre os resultados – Foto: Divulgação

A quantidade contrasta com os primeiros anos da cooperativa, antes da parceria firmada em 2019 com multinacional Ambipar ViraSer, especializada em gestão ambiental, quando reciclava aproximadamente 50 toneladas.

“Antigamente, os resíduos chegavam na cooperativa e a gente jogava no chão, então tínhamos a reprodução de um lixão. Com a parceria, esse comportamento mudou. Além disso, tivemos ganhos na organização, produção, rendimento, capacidade de comercialização, inclusão, condições de trabalho”, contou Antônio Carlos.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O diretor da Juntos Somos Fortes também citou, entre as melhorias realizadas no local, o aumento da remuneração das famílias que trabalham — de R$ 700 a R$ 2,4 mil —, a formalização dos trabalhadores e a criação de protocolos e de uma metodologia coordenada pela multinacional.

Nesta quinta, Antônio Carlos e outros cooperados participaram de um evento na sede da Ambipar ViraSer, em Nova Odessa.

O encontro reuniu cooperativas de várias regiões do Brasil para compartilharem conhecimentos, mostrarem resultados e detalharem as gestões implantadas.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Quebra de paradigmas

“A gente precisa quebrar paradigmas. O primeiro que nós estamos nos dedicando é quanto ao novo profissional de reciclagem. Não estamos falando de pessoas que são ‘coitadinhas’ ou qualquer outro estigma. Eles são profissionais”, comentou Maíra Pereira, diretora da Ambipar ViraSer.

Fundada por Antônio Carlos, a Juntos Somos Fortes nasceu dentro da Favela Zumbi dos Palmares, no processo de desfavelamento em 2016.

Atualmente, funciona em um espaço cedido em 2019 pela Prefeitura de Santa Bárbara, no Distrito Industrial 2, e conta com cerca de 40 cooperados.

Publicidade