16 de maio de 2024 Atualizado 00:24

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Região registra seis casos de intoxicação por fentanil em 2023

A droga está sendo misturada a outros entorpecentes e preocupa autoridades; polícia investiga ocorrências de furto e extravio de medicamento

Por Thiago Vieira

12 de abril de 2023, às 07h57 • Última atualização em 12 de abril de 2023, às 09h10

Polícia investiga ocorrências de furto e extravio de medicamentos à base de fentanil de farmácias e hospitais de Campinas - Foto: Divulgação

O CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas) emitiu um alerta após a região de Campinas registrar seis casos de intoxicação por fentanil misturado a outras drogas neste ano.

Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), a Polícia Civil de Campinas investiga ocorrências de furto e extravio de medicamentos à base de fentanil de farmácias e hospitais do município.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Foi identificado pelo Laboratório da Análises Toxicológicas (LAT) do CIATox de Campinas a presença da droga em entorpecentes vendidos de forma ilegal, como “K2” (maconha sintética), cocaína e LSD. Além disso, o centro suspeita que tenham utilizado o medicamento em um caso de aplicação do golpe “Boa noite Cinderela”.

Fentanil é um opioide com efeitos analgésicos, considerado 100 vezes mais forte que a morfina. Ao LIBERAL o coordenador do CIATox, José Luiz da Costa, explicou que o medicamento atua diretamente no cérebro e pode levar a morte. “Ele [fentanil] causa uma depressão no sistema nervoso central e pode causar uma parada respiratória”, explicou.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

O caso tem chamado a atenção das autoridades médicas e policiais da região. Costa explica que a mistura não é comum no Brasil e que a última vez que foram identificados vários casos na região foi em 2016. “É por isso que chama atenção, porque é um uso de drogas que não é comum no Brasil”, contou o coordenador.

Costa acredita que essa mistura está ligada ao fato da droga ser mais viciante. “A gente não sabe o porque é interessante para os traficantes misturarem com outras drogas, o que a gente sabe é que o fentanil causa dependência com uma relativa facilidade, então talvez isso fosse uma opção”, explicou.

O coordenador alertou aos profissionais da saúde a ficarem atentos ao quadro clínico e utilizarem o antídoto quando necessário. “Como não é muito comum no Brasil, pouca gente pensa em usar esse antídoto, então o alerta é para que fiquem atentos que isso pode ser necessário”, completa.

O Ciatox também sugeriu que os casos de suspeita de abuso da droga tenham amostras biológicas coletadas e remetidas ao centro.

Investigações

A Polícia Civil está investigando ocorrências de furto e extravio de medicamentos à base de fentanil e hospitais de Campinas. Segundo a SSP-SP, as DISE (Delegacias de Polícia de Investigações sobre Entorpecentes) do Estado estão cientes da comercialização ilegal do entorpecente e está realizando ações de combate ao tráfico.

Ainda segundo a secretaria, a Delegacia Seccional de Americana, responsável pelas delegacias dos municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), não registrou apreensões do entorpecente.

Foram apreendidos pelo Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) de 2020 a 2022, 1.229 frascos de fentanil, totalizando 12.290 ml da substância. Neste ano, houve uma apreensão no dia 8 de fevereiro, em Carapicuíba, resultando na apreensão de 810 gramas.

Pela primeira vez no Brasil foi apreendido com traficantes frascos de fentanil. A ação aconteceu em fevereiro deste ano pela Polícia Civil do Espírito Santo e chamou a atenção das autoridades americanas.

Intoxicação na região

O LIBERAL consultou as redes de saúde do RPT para saber se foram atendidos casos de intoxicação por fentanil. Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré informaram que não registaram casos de intoxicação. Hortolândia e Nova Odessa não responderam.

Publicidade