26 de abril de 2024 Atualizado 12:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Região contabiliza 100 vítimas do novo coronavírus

Doença já matou 57 pessoas na Região do Polo Têxtil em junho, mês com a maior mortalidade desde o início da pandemia

Por Marina Zanaki

23 de junho de 2020, às 08h11 • Última atualização em 23 de junho de 2020, às 08h26

A RPT (Região do Polo Têxtil) alcançou nesta segunda-feira a marca de 100 mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19).

A primeira morte ocorreu no dia 27 de março, em Americana. Naquele mês, foram duas vítimas fatais. Em abril, esse número subiu para 12, e em maio, para 29. Em junho, 57 pessoas morreram com coronavírus até agora.

Somente nesta segunda, foram confirmadas oito novas mortes entre moradores da região.

Santa Bárbara d’Oeste informou que três idosos morreram por coronavírus, alcançando 15 vítimas fatais da doença. Um deles tinha 86 anos, morava na região do Jardim Esmeralda e Cidade Nova, e morreu nesta segunda.

As duas outras vítimas morreram no último sábado. Os idosos tinham 89 e 81 anos, e ambos moravam na região do Jardim Europa. Não há informação se eles tinham comorbidades ou se estavam internados.

A Prefeitura de Americana confirmou mais uma morte por coronavírus nesta segunda. O paciente era um idoso de 74 anos da Vila Mariana. Ele estava internado em um hospital particular desde 12 de junho e morreu no sábado. O idoso tinha doença pulmonar e insuficiência cardíaca. Ele é a 18ª morte por Covid-19 contabilizada pela Vigilância Epidemiológica.

Um homem de 29 anos que morreu na semana passada no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi havia testado positivo para Covid-19 em exame rápido. A prefeitura trata o caso como suspeito e aguarda o resultado do exame PCR.

Cidade com mais vítimas fatais na região, Sumaré tem 31 mortes confirmadas pela doença, quatro delas informadas nesta segunda.

Um dos pacientes é um homem de 75 anos, com comorbidade, que estava na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Macarenko e morreu no dia 16 de junho.

Uma mulher de 87 anos, que também estava na UPA e sofria de comorbidade, morreu no dia 19 de junho. No sábado, um homem de 64 anos que tinha comorbidade morreu no Hospital Estadual Sumaré com coronavírus.

A quarta vítima informada nesta segunda é uma mulher de 75 anos que estava internada na Santa Casa de Valinhos. Ela morreu no domingo e não tinha comorbidades.

Perfil das vítimas
Das 100 pessoas que morreram na RPT com coronavírus, 67 eram homens e 33 eram mulheres. Um quarto tinha menos de 60 anos (26%).

A idade é considerada decisiva pois é a partir dessa faixa etária que as pessoas são consideradas idosas no Brasil, e a mortalidade da Covid-19 está concentrada entre os mais velhos. A faixa etária com mais mortes é dos 60 aos 69 anos, com 25 das vítimas fatais na região.

As comorbidades estavam presentes em 77 das vítimas. As mais comuns são diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e problemas respiratórios.

Podcast Além da Capa
O mais festejado dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira? A resposta é subjetiva, mas a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México, completa 50 anos sem ter ameaçado seu lugar no Olimpo do futebol. O ambiente de Americana naqueles dias de junho pauta essa edição do Além da Capa. O editor Bruno Moreira conversa com o repórter Rodrigo Alonso, além de contar com a contribuição de convidados.

Publicidade