19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Prefeituras da região tem ações especiais para o dia da Consciência Negra

Americana, cidade em que não é feriado, organizou mais de uma semana com programações de Consciência Negra

Por Maíra Torres

17 de novembro de 2019, às 08h36

Sumaré, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste organizaram uma programação especial para a comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro e feriado municipal nessas três cidades, mais Hortolândia. Das cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), somente Americana não celebra a data.

Foto: Divulgação - Prefeitura de Americana.JPG
Na quinta-feira (21), às 19 horas, será apresentado no Teatro Municipal o espetáculo “Africanidades na arte”

Americana

Mesmo não sendo feriado em Americana, a Prefeitura organizou, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Americana), a Semana da Consciência Negra. Na segunda-feira (18), às 19h30, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) apresenta com o projeto Pontos MIS, uma sessão temática com o longa “Besouro”. A Biblioteca Municipal “Jandira Basseto Pântano” realiza até o dia 28 de novembro, a exposição “Raízes Ubuntu”.

No dia do feriado, a sessão do projeto Cine Biblioteca, às 14 horas, também será temática, com o filme “O ódio que você semeia”. A entrada é gratuita. Na mesma data, o Teatro Municipal “Lulu Benencase”, recebe as atividades culturais e de formação realizadas pela Ong Unegro. O evento acontece das 8 às 22 horas. Na quinta-feira (21), às 19 horas, será apresentado no Teatro Municipal o espetáculo “Africanidades na arte”.

Ainda será realizado na Praça Comendador Müller, no sábado (23), das 10 às 20 horas, o Baile Charme, com diversas atrações, como o Grupo de Samba Raiz, DJ Black Music, Abadá Capoeira, o grupo de capoeira Muriá de Americana, Grupo de dança Afro, Hip Hop, Feira Ameriart, Zumba Black, Exposição Arte Negra, Grupo Ressurreição Black, grupos de dança de passinhos dos anos 80, espaço kids, contação de histórias, gincana cultural com brincadeiras de ruas, além de sorteios de brindes. Terá também praça de alimentação com comidas típicas como acarajé e tapioca.

Por último, no dia 26 de setembro, às 19h30, o encontro do projeto Ciclo de palestras, na Câmara Municipal, será especial por conta do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O debate terá como tema “Feminismos negros: vozes atuantes” e a entrada é gratuita.

Santa Bárbara d’Oeste

Já Santa Bárbara d’Oeste vai promover a Mostra Cultural “Consciência de igualdade, de valor e de atitude” nos dias 18 e 19 de novembro, às 18h30, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. A mostra envolverá apresentações de cerca de 350 alunos das escolas municipais com teatro, dança, música, narrativas, capoeira e poemas.

O Teatro também receberá o evento “Poeme-se Periferia” no dia 20 deste mês, às 19 horas. Entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes na Bilheteria do Teatro. Terão apresentações culturais, Sarau com crianças recitando poesias criadas e de alguns poetas já renomados, exposição fotográfica de algumas imagens registradas durante o processo, entre outros

Nova Odessa

Nova Odessa não programou nenhuma atividade especial para a data.

Sumaré

A Câmara Municipal de Sumaré vai entregar das 9h às 12h, no CLube Recreativo, o “Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares” para as pessoas indicadas que se destacaram em trabalhos de benefício da comunidade afrodescendente da cidade. Em seguida,às 13h, vai ocorrer na Estação Cultura a 3ª Festa da Cultura Afrobrasileira, com apresentações, comidas típicas e exposições. Ambos o eventos são abertos ao público.

Hortolândia

Para a data, Hortolândia programou o Simpósio sobre a Consciência Negra entre os dias 11 e 14 de novembro, das 8h30 às 11h30, no CCS (Centro de Convivência Social). Haverá oficinas de artesanato, debate sobre a política de cotas e minorias raciais, dentre outras atividades.

* Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Luciano Bianco

Publicidade