23 de outubro de 2020 Atualizado 23:56

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Pelo menos 67% dos óbitos por Covid ocorreram na rede pública

Em Americana, sete em cada dez mortes de pacientes com o novo coronavírus aconteceram na rede pública

Por Marina Zanaki

18 ago 2020 às 08:18 • Última atualização 18 ago 2020 às 13:39

Pelo menos 67% das mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) na RPT (Região do Polo Têxtil) ocorreram na rede pública. Nesta segunda-feira, a região ultrapassou a marca de 500 óbitos pelo doença.

Segundo levantamento do LIBERAL, 271 pessoas morreram na rede pública, ou seja, 67% das 403 mortes das 4 cidades da RPT. Apenas Santa Bárbara d’Oeste não informa o hospital que pacientes que morreram da doença estavam internados.

O percentual pode ser ainda maior, já que algumas prefeituras divulgam apenas o nome dos hospitais, e eles atendem tanto o SUS quanto convênios – nesses casos, as mortes não foram contabilizadas pela reportagem nem como rede pública, nem privada.

Em Americana, sete em cada dez mortes ocorreram na rede pública. Das 70 vítimas que morreram no SUS, pelo menos 63 estavam internadas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

O HM é o hospital da cidade com mais leitos exclusivos para o coronavírus – são 17 com respirador e 18 de enfermaria, totalizando 35.

Segundo o boletim desta segunda, havia ocupação de 41% nos leitos com respirador do HM e de 33% nos leitos sem respirador.

Entre os hospitais privados, a maior taxa de ocupação nesta segunda estava no Hospital São Francisco, que tem 73% dos leitos com respirador ocupados (dos 15 disponíveis, 11 ocupados).

Podcast Além da Capa
Em meio à pandemia da Covid-19, que modificou por completo o formato de acesso à educação, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que o novo modelo do Ensino Médio na rede pública estadual terá início a partir do próximo ano. Esse episódio busca explicar do que se trata essa mudança e de que maneira ela se dará aos estudantes atendidos pela medida em Americana e região.

Publicidade