06 de outubro de 2024 Atualizado 12:32

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Transporte

Gratuidade para idosos de 60 a 64 anos nos ônibus intermunicipais começa neste mês

Nova lei, sancionada no último dia 16 pelo governador, possibilita que pessoas dessa faixa etária viajem de graça nos ônibus da EMTU

Por Rodrigo Alonso

31 de dezembro de 2022, às 09h38 • Última atualização em 02 de janeiro de 2023, às 10h31

Idosos de 60 a 64 anos passarão a ter isenção de pagamento no transporte coletivo intermunicipal a partir deste mês de janeiro, segundo o Governo de São Paulo.

Portanto, qualquer pessoa dessa faixa etária poderá viajar de graça entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste, por exemplo, nos ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Idosos vão usar bilhete eletrônico para o transporte – Foto: Marcelo Rocha / Liberal

A lei que estabelece esse benefício foi sancionada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) no último dia 16. Para quem possui 65 anos ou mais, a gratuidade já era assegurada pela legislação federal.

Segundo o governo estadual, a partir de janeiro, idosos de 60 a 64 anos poderão usufruir do benefício por meio de um bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Procurada pela reportagem nesta quinta-feira, a EMTU não soube informar os procedimentos necessários para a pessoa obter esse bilhete. Os detalhes ainda serão divulgados à imprensa, de acordo com a empresa.

“É uma lei aprovada pela Assembleia, sancionada por mim, um entendimento de toda a sociedade para a volta da gratuidade para todos os idosos”, disse Garcia, via assessoria de imprensa.

De acordo com o governo, a nova lei, que também prevê gratuidade no metrô e nos trens administrados pela EMTU, poderá ter impacto orçamentário de R$ 360 milhões no Estado, projeção baseada na demanda de passageiros de 2019. Os custos reais dependerão do número de pessoas que usarão o sistema.

*O texto foi corrigido às 10h10 desta segunda-feira (2)

AMERICANA
No transporte municipal de Americana, a gratuidade para idosos de 60 a 64 anos foi retomada pelo prefeito Chico Sardelli (PV) em novembro, após ter sido suspensa por meses devido a uma decisão judicial.

Para ter acesso ao benefício, o usuário deve fazer um cadastro pessoalmente no setor de cartões da Rodoviária ou pela internet, na Central de Atendimento Digital do site da prefeitura.

A pessoa precisa preencher o cadastro e anexar o RG e CPF ou CNH, comprovante de endereço de Americana e uma fotografia recente.

CORREÇÃO
Diferente do que foi informado anteriormente, a gratuidade no transporte intermunicipal para quem tem entre 60 e 64 anos não começou no último domingo.

Em 16 de dezembro, o então governador Rodrigo Garcia (PSDB) havia informado que o benefício entraria em vigor no dia 1º de janeiro.

Porém, em nota enviada ao LIBERAL após a publicação desta reportagem, a EMTU comunicou que “a medida entrará em vigor em janeiro, mas ainda não há data marcada, já que depende de regulamentação da lei, o que deve ocorrer no decorrer deste mês [janeiro]”.

Publicidade