24 de novembro de 2020 Atualizado 17:31

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

FeMagui

Feira virtual de profissões espera reunir 5 mil pessoas

Palestras, rodas de conversas e informações sobre cursos estão previstos na programação

Por Marina Zanaki

27 out 2020 às 19:33

A escola estadual Maria Guilhermina Lopes Fagundes, de Santa Bárbara d’Oeste, realiza no dia 29 de outubro uma feira virtual de profissões. Batizado de FeMagui, o evento espera atingir os 5 mil estudantes das 16 escolas com programa de ensino integral da Diretoria de Ensino de Americana.

Como há um limite de vagas no aplicativo onde será realizado o evento, foi necessário também limitar o público. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (28), por meio do site da escola.

Evento é realizado pela escola Maria Guilhermina Lopes Fagundes, de Santa Bárbara – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A FeMagui vai ocorrer das 9h às 11h e das 14h às 16h. No período da manhã, estão previstas rodas de conversas com o coletivo feminista Quarto de Despejo, composto por estudantes da própria Magui, e outra com um grupo de ex-alunos da escola. Às 10h, serão realizadas palestras de diferentes profissionais sobre o mercado de trabalho.

No período da tarde, serão apresentados cursos de instituições de ensino parceiras do evento – Senai, FAM, Faculdade Anhanguera, Fatec e Etec Dr. José Dagnoni.

Os alunos também terão acesso a depoimentos gravados por profissionais de diversas áreas – um engenheiro que trabalha na Nasa, uma cientista que atua em Londres, um músico, escritor, comissário de bordo, comandante, entre outros.

Vice-diretor da escola, Carlos Cini contou que essa é a terceira feira realizada pela escola, mas que em função da pandemia foi adaptada para o formato online. Além disso, o foco geralmente é na ciência, com a exibição de experimentos, mas que a abordagem da vida profissional foi a solução encontrada para o formato digital.

“A feira vem em contribuição ao estímulo dos diferentes projetos de vida dos alunos, nosso foco é estimular nossos alunos a pensar no futuro, a trabalhar com os sonhos deles”, afirmou o vice-diretor.

A professora Claudia Scheer, que faz parte da equipe de organizadores, contou que o evento busca atingir tanto os estudantes do ensino médio quanto do fundamental, ajudando a pensar no projeto de vida desde cedo.

“Na escola com programa de ensino integral, estimulamos os alunos a pensar no seu projeto de vida desde o 6° ano e ir trabalhando ao longo dos anos, amadurecendo. É muito importante que os alunos do ensino fundamental também participem para conhecer, saber o que é uma escola técnica, o que é uma faculdade, o que cada uma trabalha”, convidou.

Os alunos interessados devem se inscrever nas atividades que desejam acompanhar para garantir sua vaga – o limite é de 250 conexões simultâneas.

PROFISSIONAL
Coordenadores de diversas áreas do conhecimento da FAM (Faculdade de Americana) vão participar do evento online, explicando sobre as diferentes carreiras. Vão contribuir com a feira coordenadores das áreas de saúde, humanas, direito e medicina veterinária.

Tradicionalmente, a FAM realiza o Programa Faculdade Aberta. Contudo, em função da pandemia, o evento não será realizado este ano. “Os coordenadores participarão da feira para explicar como são as aulas na FAM, os desafios e as oportunidades de aprender na prática a profissão escolhida”, disse a faculdade por meio da assessoria de imprensa.

Publicidade