25 de janeiro de 2021 Atualizado 13:48

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Região

Chuvas causam alagamentos em Santa Bárbara d’Oeste e Americana

Santa Bárbara teve vários pontos afetados na tarde desta terça, enquanto em Americana moradora relatou enchente no cruzamento da Rua das Petúnias com a Av. Abdo Najar

Por Heitor Carvalho

12 jan 2021 às 16:56 • Última atualização 12 jan 2021 às 21:30

As chuvas que atingiram a região durante o início da tarde desta terça-feira (12) causaram vários pontos de alagamentos em Santa Bárbara d’Oeste e Americana.

O acesso ao bairro Santa Rita de Cássia, pela Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Distrito Industrial I, em Santa Bárbara, foi um dos locais alagados. Alguns carros ficaram presos por conta do volume de água.

O trecho fica na altura do quilômetro 135 da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) e o problema de enchentes é histórico neste ponto.

Avenida Santa Bárbara teve congestionamento por conta da enchente – Foto: Leonardo Oliveira / O Liberal

Na mesma região, os dois sentidos da SP-304, embaixo do cruzamento com o viaduto da Estrada de Cillo, também apresentaram alagamentos, o que deixou o tráfego de veículos complicado no local.

Outro ponto tomado pelas águas foi registrado na Avenida Santa Bárbara, na altura da empresa Têxtil Canatiba, na pista sentido Americana. O trânsito na área precisou ser interditado.

Avenida Santa Bárbara foi um dos locais que mais sofreram com alagamentos nesta terça – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Uma enchente também atingiu o cruzamento das ruas Bolívia e Argentina, no Jardim Belo Horizonte, ao lado do Parque dos Ipês.

Carros também ficaram presos no local, que já é conhecido pelos problemas constantes de alagamentos, o que causa transtornos para moradores e comerciantes.

O cruzamento da Estrada do Barreirinho com a Rua Sabino Juvenal Sandoval, no Jardim Vista Alegre, também teve o trânsito de veículos impedido por conta de uma enchente.

Rua Argentina, no Jardim Belo Horizonte, foi tomada pelas águas – Foto: Cláudio Mariano / Divulgação

A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste informou na noite desta terça que em cerca de 1 hora choveu 43mm.

Além dos locais já citados, também foram registrados pontos de alagamento na Vila Sartori, próximo à Represinha do Santa Alice, São Fernando e Jardim Conceição.

Americana
Em Americana, o cruzamento da Rua das Petúnias com a Avenida Abdo Najar, no bairro Cidade Jardim, também alagou.

Uma moradora da Cidade Jardim, que não quis se identificar, relatou que o problema no trecho alagado é histórico e nunca foi resolvido.

Trecho da Avenida Abdo Najar alagou nesta terça-feira – Foto: Divulgação / Reprodução

“Sempre que tem chuva forte acontece enchente nesse ponto. E a água do bairro vai todo para esse pedaço da rua. Agora com queda do barranco na SP-304, no começo da Rua das Petúnias, toda a terra acaba aqui”, reclamou.

O Corpo de Bombeiros de Americana também não recebeu chamadas sobre queda de árvores ou vítimas relacionadas às chuvas desta tarde.

A Defesa Civil de Americana emitiu um alerta sobre o perigo das chuvas de verão, devido a grande quantidade de água que chega em um curto espaço de tempo, o que faz com que ocorra enchentes nas ruas e nos perímetros urbanos.

Para prevenir acidentes é importante nunca colocar a vida em risco, mesmo que seja para salvar documentos ou objetos de valor. Além disso, desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos.

Outra dica importante é evitar contato com as águas de enchentes, que podem estar contaminadas e provocar doenças, e evitar voltar para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro.

Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil no telefone (19) 99710-9242, para o Corpo de Bombeiros, no 193, ou ainda para Gama, pelo telefone 153.

Publicidade